“Contabilidade: uma profissão muito gratificante”

 

Hoje, dia 25 de abril, é o Dia do Contabilista. Por isso, preparamos uma entrevista exclusiva para você, vestibulando, que deseja prestar Vestibular UNITAU para o curso de Ciências Contábeis ou que ainda está em dúvida da carreira que vai seguir. O contabilista Luiz Roberto Lopes Pinto, formado pela UNITAU, trabalha na empresa PWC,em São Josédos Campos. Em uma conversa agradável, ele nos recebeu em sua casa e nos contou um pouco sobre a profissão. Confira!

 

SAV – Por que você escolheu essa profissão?

Luiz Roberto – Comecei em Administração na UNITAU e sempre gostei de números e da parte de analisá-los. Quando entrei na empresa que trabalho hoje – voltada para a área de contabilidade – e ainda nos dois primeiros anos de administração, tive aulas sobre o assunto e decidi no terceiro ano seguir para o curso de Contabilidade. Não foi uma opção de início, mas não me arrependo e, se eu pudesse, teria começado direto no curso de Contabilidade.

 

SAV – O que é ser Contabilista?

Luiz Roberto – é gostar e amar o que você faz. Se não gostar, não aguenta um ano. Muita gente fala que é gostar de número porque a gente trabalha com isso, mas não é apenas isso. Trabalhamos com números, mas a gente os analisa. Eu penso que contabilidade não é uma Ciência Exata e sim uma Ciência Humana, pois você analisa os números e trabalha com eles. Ser contabilista é você se atualizar o tempo todo porque a contabilidade está em mudança e com a globalização você tem de estar atualizado sobre o que acontece. É uma profissão muito gratificante.

 

SAV – Como a UNITAU contribuiu para a sua formação?

Luiz Roberto – Ela que me deu toda a estrutura. Eu era de Pindamonhangaba e escolhi a UNITAU por minha mãe ser formada também em Psicologia pela Universidade. O curso disponibiliza de estrutura necessária, com professores competentes e com salas de aula adequadas, grade curricular moderna também foi fundamental para atingir a minha formação e, graças à faculdade, eu conquistei o emprego que tenho hoje.

 

SAV – De que forma os números afetam a vida de uma empresa?

Luiz Roberto – Contabilidade é você controlar o patrimônio da empresa e auxiliar os gestores da empresa na tomada de decisão que são analisadas por meio dos saldos contábeis. Pelos saldos, faço a análise e mostro o que está faltando e o que precisa. Se hoje está com um preço, amanhã pode mudar e as decisões são tomadas baseadas naquilo que foi apresentado. Assim, começa uma análise que liga a empresa inteira.

 

SAV – Qual dica você dá para quem deseja ser Contabilista?

Luiz Roberto – Você tem de gostar de trabalhar com números e de se atualizar sobre informações do mundo sempre. Gostar um pouco de economia e administração, é fundamental. Contabilidade exige muito do profissional, por isso, você tem que estar em constante atualização sobre tudo. O mais importante da profissão é observar se você tem perfil para trabalhar com números e se gosta de analisá-los. Além disso, gostar de não ter uma rotina fixa, pois hoje estou aqui e amanhã estou em outro lugar. É preciso possuir um grande dinamismo.

 

E você, gostou da nossa entrevista? Quer seguir a carreira de Contabilista? Compartilhe com a gente quais são as suas expectativas! E, se preferir, você pode deixar dúvidas e comentários também.

 

Por Georges Hanna

Estagiário da UNITAU e aluno do 2º ano do curso de Jornalismo

 

 

Autor /


1 comentário

  1. henellydeoliveira

    Amei a entrevista e são pontos positivos que mim motivaram ainda maos a cursar contabilidade 🙂

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *