Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU aproxima os estudantes da prática da restauração

Você vai prestar o Vestibular UNITAU 2013 e quer saber mais sobre o curso de Arquitetura? Pois preparamos este post para você! O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU, preocupado com as questões ambientais, forma profissionais capazes de atuar em diversas áreas. Ainda na faculdade, o aluno tem a possibilidade de praticar o conteúdo aprendido em sala de aula, participando de núcleos de pesquisa como: o Núcleo de Habitação e Desenvolvimento Humano (NHDU), no qual são elaborados projetos nas áreas habitacional e humana, e o Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural (NPPC), que permite ao aluno participar da restauração de importantes prédios históricos da região.

No NPPC, a estudante do 5º ano de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU Gabrielle Landine, teve a oportunidade de participar do projeto de restauração da Basílica do Nosso Senhor do Bom Jesus de Tremembé. Gabrielle conta que uma das atividades mais legais que executou durante o processo foi o de prospecção pictórica, que consiste na identificação de camadas de tintas sobrepostas ao longo dos anos. “Descascamos paredes que continham até sete camadas de tintas”, conta a estudante.

A participação na primeira fase do projeto animou a futura arquiteta. “Apesar de todo o esforço, valeu toda a dedicação, porque os desafios e as dificuldades foram compensados com o resultado final da restauração da Basílica”, afirma Gabrielle.

Para a Profa. Dra. Dolores Alves Cocco, coordenadora do projeto, a participação no NPPC enriquece o conhecimento dos alunos: “Os alunos tiveram a oportunidade de praticar o conteúdo aprendido em sala de aula e de entrar em contato com equipamentos italianos de manipulação de imagens em 3D e de termografia, responsável por medir a irradiação da parede”.

 

*Por Caio Antídio
Estagiário da UNITAU e aluno do 2º ano do curso de Jornalismo

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *