Universitários realizam pesquisas para ampliar os conhecimentos de sala de aula

Os estudantes do curso de Ciências Biológicas da UNITAU têm, no Departamento de Biociências, a oportunidade de participar de 22 linhas de pesquisas realizadas por alunos e professores da graduação e da pós-graduação.

Os professores de Biologia desenvolvem estudos nas áreas de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, possibilitando aos alunos a inserção em projetos de iniciação científica e de prestação de serviços à comunidade. Além disso, todos os trabalhos produzidos são apresentados no Encontro de Iniciação Científica e Seminário de Extensão da UNITAU e em outros eventos nacionais e internacionais. São oferecidos estágios para alunos desde seu ingresso no curso, o que promove a convivência com os pesquisadores e alunos veteranos.

De acordo com a Chefe do Departamento de Biociências a Profa. Dra. Célia Regina Gonçalves em 2010 dez projetos de pesquisa receberam financiamento de órgãos governamentais como Capes, CNPq, Fapesp e  fundações particulares. Um exemplo foi o estudo da aluna Lisa Gomes Alvareli, do segundo ano de Ciências Biológicas, que recebeu financiamento da Secretaria da Agricultura da Bahia para desenvolver um projeto de iniciação científica de análise de pólen. A pesquisa analisará o perfil da produção do pólen apícola produzido na unidade de processamento da cidade de Canavieiras, no estado da Bahia.

É crescente o número de ex-alunos que ingressam em Programas de Pós-Graduação nas universidades públicas de maior parte do país e exterior e também ex-alunos inseridos no mercado de trabalho nas mais diversas áreas dentro da Biologia.

*Por Patrícia Vilhena

[Foto: Arquivo pessoal]

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *