Curso da semana: Psicologia

  O que é Psicologia?

 Você conhece a área da Psicologia? Segundo o Dicionário, Psicologia é a “ciência que estuda a mente, os fenômenos, as atividades mentais e o comportamento humano em suas relações com o meio físico e social.” Mas, o que isso significa?

O psicólogo é quem diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Muitos ainda pensam que o psicólogo é o que cuida dos “loucos”, mas a realidade é bem diferente.

Além da Psicologia Clínica, na qual são atendidas pessoas que sofrem de problemas emocionais, o psicólogo pode trabalhar nas mais variadas áreas, entre elas a Psicologia Esportiva, a Social, a Hospitalar e a da Saúde, a Organizacional e a do Trabalho.

O psicólogo pode trabalhar ainda em áreas como a Psicologia Jurídica, a Psicologia Educacional, a Psicologia do Trânsito, o Comportamento do Consumidor, a Orientação Profissional e a Neuropsicologia.

Viu? O psicólogo não fica apenas em um consultório, mas também em escolas, empresas e organizações!

 Na UNITAU:

Com mais de 20 anos, o curso de Psicologia da UNITAU tem a duração de 4 anos no período integral e 5 anos no período noturno. A formação profissional na área da Psicologia abrange uma grade curricular ampla e moderna, com disciplinas como Ludoterapia (Que é o tratamento psicológico por meio de jogos e brinquedos), Psicologia Social Comunitária, Psicologia Aplicada às Instituições (Disciplina que expõe o papel do psicólogo em empresas e instituições), Técnicas de Exame Psicológico (que explica os métodos de aplicação de testes psicológicos e demais exames) e Psicologia da Personalidade (que estuda o indivíduo em si).

De acordo com o Prof. Dr. Benedito Donizeti Goulart, coordenador do curso de Psicologia na UNITAU, o mercado de trabalho para o psicólogo está em expansão nas áreas de Psicologia Hospitalar, Psicologia Forense, Psicologia do Esporte e do Trânsito, áreas relativamente recentes na Psicologia. “O diferencial do curso de psicologia na UNITAU é a sua carga horária de estágio, que ultrapassa o mínimo exigido pelo MEC”, afirma Goulart. A porcentagem de estágio exigida pelo Ministério da Educação é de 15% e a UNITAU trabalha com 18% do curso com estágios.

Além disso, os alunos de Psicologia da UNITAU podem participar de cursos de extensão e de núcleos de pesquisa. Ao longo da semana, você poderá conhecer um pouco mais sobre esses projetos. Fique Atento!                                                                                                                                   

 * Por Rebeca Caballero

 

Tags:     , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *