Aprendizado além das salas de aula

     Quem pensa que graduação só é feita em sala de aula está muito enganado. O ensino superior proporciona também extensão e pesquisa, que são fundamentais para a formação, pois ligam o conhecimento à prática.

     Atualmente, o curso de História da UNITAU fornece essas atividades extracurriculares por meio de projetos de extensão. Entre eles, está “As figureiras de Taubaté”, coordenado pelo Professor Ms. Armindo Boll e que tem o objetivo de aproximar os alunos do curso à comunidade. Além de estimular o reconhecimento da diversidade cultural e a auto-estima, a motivação e a organização no Vale do Paraíba Paulista. 

     O projeto começou com uma exposição de presépios no Convento de Santa Clara, em Taubaté, depois as técnicas foram aprimoradas e a diversidade de figuras se multiplicou.

     O projeto pretende ainda registrar as experiências obtidas por meio do registro das experiências, motivações e atitudes pertencentes ao universo histórico, cultural e social das Figureiras de Taubaté.

Mais oportunidades

     Os alunos que cursam História na UNITAU também podem participar, a partir desse ano, do projeto “Uma rota redescoberta: a trilha entre as vilas de Parati e Taubaté”. Coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, o projeto surgiu a partir de uma pesquisa e será realizado nas escolas que ficam entre estas rotas.

     Por meio deste trabalho, os alunos participarão da produção de uma cartilha que será entregue às escolas municipais participantes. “Será um crescimento profissional para os alunos, por conviverem com os demais integrantes que participarem de um grande projeto”, afirma a Profa. Ms. Rachel Duarte Abdala.

     Por isso, a graduação não fica apenas nos quadrados das salas de aula, mas se expande para a comunidade como forma de buscar e produzir conhecimento.

*Por Gabriel Priante

Tags:     ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *