Estudantes revivem a história

Participar de atividades práticas durante o curso é sempre algo atraente e enriquecedor para a formação do aluno. No curso de História da UNITAU, anualmente, os estudantes participam de viagens e atividades em campo com o objetivo de ampliar o aprendizado. “É importante que eles tenham essa vivência ainda na faculdade, pois o trabalho de pesquisa realizado nas viagens faz parte do trabalho deles”, explica Profa. Rachel Abdala, responsável pelas atividades.

A ação, desenvolvida há cinco anos, já levou os alunos do curso à cidades como Paraty, Cunha, Guaratinguetá, Cruzeiro, Ubatuba, entre outras. Para se prepararem para a atividade, os alunos recebem um treinamento por três semanas, quando participam de palestras sobre as cidades que serão visitadas. “Lá, além de conhecer os museus e pontos históricos e culturais, eles passam um dia inteiro realizando pesquisas de campo”, ressalta Profa. Rachel.

Após a 1ª viagem, realizada pelo Departamento à cidade de São José do Barreiro, os estudantes acabaram despertando o interesse em ampliar os estudos históricos no município. “Eles se interessaram tanto que montaram o Instituto de Pesquisa Histórica Regional (IPHR) e, hoje, depois de formados, continuam com o Instituto. É um fruto da viagem”, lembra a professora.

 

Descobertas

Durante a visita ao Museu Municipal Pedagógico de Cruzeiro “Major Novaes”, que fica dentro da Fazenda “Boa Vista”, cada item foi ganhando novos significados para os estudantes da UNITAU. Durante sua explanação, o historiador e guia do local, Carlos Felipe, falou sobre muitas curiosidades, como as camas da época, feitas com fundos falsos para guardar as riquezas das famílias. Ele destacou, ainda, que a Fazenda Boa Vista recebeu, por cinco vezes, a visita de Dom Pedro II.

No decorrer do passeio, um fato inusitado chamou a atenção dos visitantes. Uma das alunas curso, Taís Schmidt Salgado, descobriu uma relação pitoresca com antigo dono da Fazenda, Major Novaes: Dona Tita, antiga moradora do local, foi tia da avó de Taís. “Descobrir isso foi uma surpresa e tanto. Me sinto mais ligada à história da Fazenda agora”, disse a estudante.

 

* Colaboração e Fotos: Fábio França

Tags:     , ,

Autor /


1 comentário

  1. Bittencourt

    Esse projeto é muito interessante, mostra que mesmo no interior do nosso país, estado ou até mesmo na cidade tem histórias que não sabemos, nem mesmo que aprendemos na sala de aula não tem muita graça.
    Até que essas hitórias que nessas viagens é um fato à mais na faculdade. Poís, pretendo fazer este curso.

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *