História: Muito mais que lecionar ou pesquisar

Mais do que estudar o passado, o historiador resgata a memória da humanidade a partir da economia, sociedade, cultura e cotidiano. Além disso, trabalha para aumentar a compreensão do ser humano por meio de pesquisa de documentos, gravações, filmes, fotos e objetos, por exemplo.

Na área de licenciatura, o mercado de trabalho se mantém aberto aos novos profissionais que podem lecionar história geral ou do Brasil desde o ensino fundamental até o superior ou pré-vestibular.

Outra área oferecida aos historiadores é a de pesquisa, principalmente em grandes empresas e multinacionais que vêm montando Centros de memória e documentação para registrar a própria trajetória.

 

Na UNITAU, o curso tem duração de três anos e é oferecido no período matutino e noturno. No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o curso de História recebeu nota 4, num índice de 0 a 5. Além disso, os estudantes têm se destacado no campo da pesquisa participando dos principais congressos e simpósios do país.

A grade curricular possui disciplinas como historiografia, história regional, psicologia da educação, história contemporânea e história social da arte, entre outras.

O intuito do curso é de preparar futuros historiadores que sejam pesquisadores, ou seja, profissionais que possam atuar junto a instituições públicas e privadas por meio de pesquisas documentais e de memória. Para isso, desde 2009 foi criado o Núcleo de Pesquisa em História da Universidade.

Ao longo da semana, vamos apresentar para vocês um pouco mais sobre o curso na UNITAU.

Tags:     , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *