Aprendendo e praticando: o diferencial do mercado

Você já se imaginou apresentando um telejornal? Ou então, entrando ao vivo num programa de rádio? A UNITAU oferece essa oportunidade para você vivenciar ainda na faculdade. Os alunos aprendem disciplinas como, por exemplo, radiojornalismo e telejornalismo por meio de aulas práticas e podem estagiar em todas as áreas do jornalismo na própria Universidade.

Entre os locais onde os alunos podem estagiar aqui estão: a TV UNITAU, a rádio FM UNITAU, o laboratório de fotografia, a Agência de Comunicação Integrada do Departamento (ACI) e a Agência de Comunicação da Universidade (ACOM), entre outros.

A rádio FM UNITAU, por exemplo, está localizada no novo prédio do Departamento de Comunicação Social e, além de ser uma rádio educativa, oferece a seus estagiários uma rotina corrida e que os prepara para o mercado de trabalho. “A experiência adquirida pelos alunos abre portas e a maioria dos estagiários nem termina o estágio por já serem absorvidos pelo mercado”, afirma Ana Paula dos Anjos Moura, diretora administrativa.

O aluno Daniel Pascoto, do 4º ano, começou a estagiar há 3 anos na Rádio FM UNITAU e, atualmente, apresenta um programa de esportes. “Eu vejo a rádio como um lugar onde se faz tudo, logo no segundo dia eu já estava ao vivo no ar”, ressalta.

Parcerias

Outra oportunidade que os futuros jornalistas têm durante o curso é de escrever matérias para jornais impressos da região como O Vale e o Diário de Taubaté. Parcerias como estas são importantes para obter conhecimento e experiência por meio da prática. Além disso, auxiliam na divulgação do trabalho desses alunos que, futuramente, podem entrar para a equipe dos jornais.

O jornalista Fábio França é exemplo disso: começou a escrever matérias para O Vale como estagiário e, depois de formado, teve a oportunidade de continuar no jornal. “Entrei na faculdade porque gostava de escrever e sempre tive em mente que gostaria de trabalhar em um jornal impresso. No jornal, cobri de tudo durante o estágio”, explica. 

Tags:     , , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *