É hora de estar atualizado

Na hora de se preparar para as provas, não basta apenas estudar conceitos de História, de Geografia, de Matemática e de Língua Portuguesa, por isso, o vestibulando deve estar antenado sobre assuntos que marcaram o ano e que podem ser cobrados nas questões da prova ou até mesmo na redação.

Pensando nisso, montados este post para te ajudar a relembrar os fatos mais importantes que aconteceram no Brasil e no mundo ao longo deste ano. Entre eles, estão as datas históricas como os 100 anos da Revolta da Chibata, os 50 anos da cidade de Brasília, os 60 anos da TV brasileira e os 20 anos da Guerra do Golfo e da reunificação da Alemanha.

Em âmbito mundial, alguns dos acontecimentos que marcaram o ano foram: os mineiros soterrados no Chile, a reunião do G20, a morte do escritor José Saramago e os protestos na França contra as mudanças na aposentadoria do país.

Já no Brasil, as eleições presidenciais foram importantíssimas. Nosso País viveu um momento inédito na história da política brasileira ao eleger a primeira mulher à presidência da República. No dia 1º de janeiro, Dilma Rousseff será a 11º mulher a ocupar o cargo na América Latina – a primeira foi María Estela Martínez de Perón, mais conhecida como “Isabelita” Perón, eleita em 1974, na Argentina.

Na corrida eleitoral deste ano, os brasileiros também puderam escolher governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais (no caso de Brasília). Só para refrescar a memória: os senadores são responsáveis pela aprovação dos cargos de ministro, procurador e advogado Geral da União. Já os deputados federais são encarregados de fiscalizar as contas do governo estadual e os atos dos deputados estaduais de cada estado, que são quem legisla, altera e revoga as leis.

DICAS – E se você quiser relembrar os acontecimentos do ano e se atualizar de maneira divertida, uma boa dica é entrar no Guia do Estudante pelo http://guiadoestudante.abril.com.br/multimidia/multimidia_607209.shtml . Já na hora de relembrar as eleições brasileiras 2010 este links podem te ajudar: http://bit.ly/edJ31i e http://bit.ly/dxteWI.

*Colaboração: Maria Clara e Ana Laura

Siga-nos também pelo Twitter: @SAVSEquempuder

Tags:     ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *