Futuros engenheiros participam de competição nacional de Aerodesign

Neste final de semana, os céus de São José dos Campos foram dominados por universitários de todo o País. Vindos de mais de 70 universidades e faculdades de norte a sul do Brasil, alunos de Engenharia se reuniram na cidade que ostenta o título de “a capital do avião” para a mais tradicional competição universitária de aerodesign, a SAE Brasil Aerodesign 2010.

Promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o evento consiste em que cada equipe desenvolva todas as etapas da produção de um avião rádio-controlado, desde a elaboração do projeto até a montagem da aeronave e a disputa de provas de voo. Ao final da competição, as melhores equipes ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos Estados Unidos.

Aluno do 5º ano de Engenharia Aeronáutica da UNITAU, Pedro Marcelo Alves Ferreira Pinto é o capitão da equipe Dog Fight, formada por nove alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecânica da Universidade, e explicou porque a competição atrai estudantes de tantos lugares diferentes. “Acho importante participar da competição, porque por meio dela adquirimos conhecimento extra, além de nos possibilitar realizar na prática o que aprendemos na teoria.”

INOVAÇÃO – Neste ano, os alunos da UNITAU inovaram na construção do aeromodelo. Para evitar que problemas com o avião durante a fase de testes pudessem inviabilizar a participação na competição, a equipe montou duas aeronaves iguais, sendo uma para a realização dos testes e a outra para a competição oficial.

A Competição SAE Brasil Aerodesign é realizada no Brasil desde 1999. A SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros de Mobilidade, sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos, que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

(Por Ana Paula Alves)


Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *