Prova comentada: a Biologia e o método da eliminação

Melhor que resolver uma questão pelo famoso “chute”, é o método da eliminação, que pode auxiliar bastante na hora da dúvida ou daquele famoso “branco” que sempre ataca quando mais precisamos. A ideia é analisar cada um dos itens até chegar à resposta correta.

Vamos colocar em prática: para exemplificar, escolhemos uma questão de Biologia do Vestibular Unitau 2010, que foi comentada por um professor da área. Aí vai!

(47) A destruição de glóbulos vermelhos envelhecidos ocorre principalmente no:

a) rim

b) músculos

c) tecido eritropoiéticos

d) baço

e) pulmão

Para quem não se lembra da função do baço, que é a alternativa correta, vale pensar um pouco nas funções dos outros órgãos.

Rim: eliminar substâncias tóxicas, produzir hormônios e urina – então já se descarta esta alternativa.

Músculos: gerar movimentos, estabilizar articulações – esta passou longe de ser a resposta certa!

Tecido Eritropoiético: o que é isso mesmo? Vamos relembrar: principalmente para quem já teve a famosa anemia, deve recordar que a palavra eritropoiética está associada à produção de hemácias – podemos deixar esta resposta de fora também.

Pulmão: esta é fácil! Abastecer o sangue de oxigênio e tirar dele o dióxido de carbono, o que deixa esta opção obviamente descartada.

Pronto! Resolvida a questão que poderíamos ter errado se tivéssemos apenas “chutado”. As chances de acertos seguindo o método da eliminação são 50% maiores do que o chute, segundo uma pesquisa realizada por experientes alunos de cursos preparatórios que estão sempre sendo submetidos a simulados.

Além disso, em vez de simplesmente escolher uma alternativa no uni-duni-tê, você usa o raciocínio para relembrar o conteúdo estudado, o que pode até ajudar a resolver outras questões.

(Por Talita Landin)

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