Últimas sobre o Enem

logo enem 2009Oie!

Se você foi uma das pessoas que teriam que fazer a prova do Enem em uma cidade diferente da qual você mora, atenção: hoje, dia 14, é o último dia para pedir a troca do seu local de prova. O prazo vai até às 23h59.

Para fazer o pedido, os candidatos devem acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009/ e clicar no link “Acompanhamento de inscrições”. Além de solicitar a mudança do município escolhido para realizar a prova, é possível informar se você precisará de condições especiais para fazer o exame.

Todos os pedidos serão analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, e as respostas serão enviadas pelo correio, e-mail ou SMS e serão publicadas no próprio site do Inep.

***

Aproveitando que o assunto é o Enem, a gente recebeu uma pergunta, aqui no blog, sobre uma das questões da prova que vazou. A pergunta da Andreia é sobre a utilização de pronomes de segunda pessoa no texto apresentado na questão 24 de Linguagens (Português). A gente foi atrás de uma professora de Português para esclarecer essa dúvida e quem nos ajudou a entender melhor a questão foi a professora Maria de Jesus Ferreira Aires, que faz parte do Gelp, Grupo de Estudos da Língua Portuguesa da UNITAU. Dá uma olhada na questão do Enem e na explicação da professora:

Questão do Enem:

24 – COM NICIGA, PARAR DE FUMAR FICA MUITO MAIS FÁCIL.

1. Fumar aumenta o número de receptores do seu cérebro que se ativam
com nicotina.
2. Se você interrompe o fornecimento de uma vez, eles enlouquecem e
você sente os desagradáveis sintomas da falta do cigarro.
3. Com seus adesivos transdérmicos, Niciga libera nicotina
terapêutica de forma controlada no seu organismo, facilitando o
processo de parar de fumar e ajudando a sua força de vontade. Com
Niciga, você tem o dobro de chances de parar de fumar.

Para convencer o leitor, o anúncio empresa como recurso expressivo,
principalmente:

(A) As rimas entre Niciga e nicotina.
(B) O uso de metáforas como “força de vontade”.
(C) A repetição enfática de termos semelhantes como “fácil” e “facilidade”.
(D) A utilização dos pronomes de segunda pessoa, que fazem um apelo
direto ao leitor.
(E) A informação sobre as consequências do consumo do cigarro para
amedrontar o leitor.

A RESPOSTA CORRETA, SEGUNDO O GABARITO DO ENEM, É A ALTERNATIVA (D)

Explicação da professora Maria de Jesus:

Segundo a Profª Maria de Jesus, esse tipo de dúvida é bem comum, porque geralmente as pessoas associam o pronome de 2ª pessoa ao pronome tu, que é a 2ª pessoa da conjugação dos verbos (1ª: eu, nós; 2ª: tu, vos; 3ª: ele, eles). E elas estão certas: o pronome tu é sim um pronome de 2ª pessoa. No entanto, o pronome de segunda pessoa, no texto da questão do Enem, é a palavra você, que é classificada como pronome de tratamento da 2ª pessoa gramatical, substituindo, informalmente, o pronome tu. A professora explica que, em um discurso, a 1ª pessoa é aquela que fala, ou seja, é representada pelo pronome eu. Já a 2ª pessoa é aquela com quem eu me comunico, o que, no caso do texto, fica caracterizada pela palavra você. Ao usar o pronome você o texto fala diretamente ao leitor (com quem o texto se comunica), utilizando, portanto, como recurso expressivo, pronomes de segunda pessoa, que fazem um apelo direto ao leitor.

(Por Tawana Miquelino)

Autor /