Sono: O inimigo dos estudos

Se você é daqueles que tem o sono como um grande inimigo, que atrapalha a concentração e desanima a estudar, não se preocupe. Você não é uma exceção!

É comum sentir mais sono na adolescência, ainda mais quando se tem um turbilhão de coisas a fazer: é muita informação para absorver, muita matéria para estudar e revisar, e também é preciso ter um tempinho para a vida social.

É aí que esta o problema. A falta de tempo faz com que os vestibulandos durmam tarde e acordem cedo, o que pode ser prejudicial à saúde. “A diminuição do período de sono causa distúrbios biológicos comportamentais, como a dificuldade de concentração, de assimilação do conteúdo e de memorização, dispersão, irritação, agressividade, além de desânimo e desmotivação”, explica a psicóloga do SAV, Ana Cristina do Nascimento.

Por isso, o uso da internet durante a madrugada deve ser evitado e o horário e o tempo de sono devem ser mais respeitados para um melhor rendimento.  

 Tomar estimulantes, como pó de guaraná, também não garante o bom rendimento do aluno. Apesar de manter a pessoa acordada, essas substâncias apenas acumulam o sono e o cansaço e a dificuldade de concentração permanece.

O jeito é tentar se organizar da melhor maneira (veja aqui algumas dicas sobre como organizar melhor os estudos) para não precisar madrugar estudando ou colocando o papo em dia com os amigos.      

=))

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *