O dia a dia de um engenheiro

O engenheiro Luiz Sérgio Matias Bueno atualmente coordena a construção de uma Usina Hidrelétrica na Colômbia

O engenheiro Luiz Sérgio Matias Bueno atualmente coordena a construção de uma Usina Hidrelétrica na Colômbia

Oi pessoal!           

            A rotina de uma profissão está entre as principais curiosidades dos vestibulandos. Para ajudar vocês a matar um pouquinho dessa curiosidade, toda semana a gente vai conversar com algum profissional de destaque, buscando apresentar o dia a dia e os principais desafios profissionais de cada um deles. Para começar, nós conversamos com o engenheiro Luiz Sérgio Matias Bueno. Formado em 1973 pela UNITAU, Bueno já trabalhou em muitas empresas de renome e, atualmente, coordena a construção de uma Usina Hidrelétrica na Colômbia.

 SAV – SE – Como é liderar a construção de grandes obras?

 Bueno – É um orgulho ser merecedor da confiança da alta direção da empresa e ser escolhido para o cargo. Em uma obra importante, o cliente  exige uma comprovação de capacidade e experiência técnica para poder assumir tal responsabilidade. No atual projeto que estou trabalhando, foi exigida uma experiência de 20 anos em execução de projetos hidroelétricos similares ou maiores.

SAV – SE – Na sua opinião, como a formação universitária contribui para o sucesso na carreira?

 Bueno – Uma boa formação universitária exige professores preocupados com o desenvolvimento de jovens preparados para atender às exigências do mercado. Isso contribui muito para o sucesso, e é de grande relevância quando a Instituição, além de adotar ações para o desenvolvimento técnico, valoriza o aspecto moral, ético, integrando assim objetivos econômicos com a cultura da responsabilidade ambiental e social.

 SAV –SE – O que o mercado de trabalho exige dos novos Engenheiros Civis?

 Bueno – O mercado busca identificar nos jovens profissionais dedicação para aprender, compromisso com o próprio desenvolvimento, capacidade de liderança, disponibilidade para atender às necessidades da empresa e valores pessoais. Sempre é bem-vinda alguma experiência anterior, como por exemplo um estágio em empresas do ramo da carreira que se quer seguir.

 SAV- SE – O meio ambiente é uma preocupação das grandes construtoras? Quais os principais cuidados de um gerente de projetos na hora de avaliar os impactos ambientais das obras?

 Bueno – A área de influência do projeto deve ser monitorada  nos componentes mais susceptíveis de serem afetadas pelas obras, como a água, o ar, o solo e, consequentemente, as  pessoas, a vegetação e os animais. Com esta finalidade, são feitas medições do ar, de níveis de ruído, monitoramento de águas residuais, domésticas e industriais e análise de solos, com o compromisso de recompor as áreas degradadas.      Além da questão ambiental, não podemos nos esquecer de nossos compromissos sociais, principalmente na área de influência direta do projeto, como a comunidade e sua população. Por isso, também oferecemos palestras educativas e de orientações envolvendo as pessoas na execução do projeto e enaltecendo sua importância.

=)

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *