Fies

 

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

 

Como faço para me inscrever no FIES?

A inscrição no FIES será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES , disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Confira o passo a passo:

 

1- Inscrição no Fies Seleção (24 a 29/06/16)

O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o FIES Seleção e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição. A resposta aos alunos pré-selecionados será fornecida no dia 30/06/2016. Cabe ao aluno não selecionado nessa etapa acessar o FIES Seleção e aderir à lista de espera, também no dia 30/06/2016. 

 

2- Conclusão das inscrições no SisFIES (A partir do dia 15/07/16)

O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado. O período de efetivação da inscrição é de 5 dias úteis a contar do dia 15/07/16.

 

3- Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Alunos ingressantes: é necessário realizar a matrícula acadêmica. Para realizar o procedimento de matrícula, os candidatos devem entrar em contato com a Coordenação de Controle Acadêmico pelos telefones (12) 3625-4153 ou (12) 3625-4155.

Alunos UNITAU que ainda não realizaram a rematrícula: os alunos que forem pré-selecionados pelo FIES devem realizar a rematrícula antecipada, para isso é preciso procurar o departamento do curso em que irá realizar a rematrícula. AGENDE SUA INSCRIÇÃO AQUI.

IMPORTANTE: Para concluir sua inscrição no FIES, é fundamental que você seja um aluno regularmente matriculado na UNITAU.

 

4- Qual documentação deve ser apresentada pelo estudante à CPSA?

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá procurar a CPSA em sua instituição de ensino e validar as informações prestadas (consulte a documentação aqui). É vedado à CPSA efetuar a validação das informações prestadas pelo estudante no módulo de inscrição do SisFIES, bem como da documentação por este apresentada para habilitação ao financiamento estudantil, em curso para o qual não tenha sido confirmada a formação da respectiva turma na IES. 

IMPORTANTE: Para concluir sua inscrição no FIES, é fundamental que você seja um aluno regularmente matriculado na UNITAU.

 Documentação

Para mais detalhes, consulte a Portaria Normativa nº 10/2010

 

5- Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento. No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Atenção! Os prazos para validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.

Consulte aqui o Edital n° 64/2016, de convocação para a inscrição no 2° semestre de 2016.

FIES | UNITAU

 

272 Comentários

  1. Lucas vieira

    Meu pai e autônomo como faço para comprovar a renda dele?

  2. Vestibular UNITAU

    Olá, Lucas!

    Nesse caso, você deve usar a declaração de Imposto de Renda, decore ou pró-labore. Para mais informações, ligue no (12) 3625-4126, do FIES UNITAU.

  3. Lara Godoy

    Gostaria de cursar medicina, e queria saber se aceita o fies para medicina?

  4. Vestibular UNITAU

    Olá, Lara!

    Até o atual semestre, foram ofertadas vagas para Medicina no FIES. Para o 2º semestre de 2016, é necessário aguardar o próximo processo seletivo do FIES Seleção.

  5. Luciana

    Olá! Sou fiadora num contrato FIES que está na fase de carência, porém estou com meu nome sujo no momento. Isso pode acarretar algum problema no contrato? Obrigada!

  6. Lana

    Bom dia,
    Minha prima está com problemas com fiador que foi cadastrado no DRI e gostaria de saber se é possível realizar a troca para que ela consiga fazer o contrato no banco.
    Obrigada

  7. Vestibular UNITAU

    Olá, Luciana!

    Problemas de fiança costumam ser identificados nas renovações. Para mais informações, ligue no 0800 61 61 61, do Ministério da Educação.

  8. Vestibular UNITAU

    Olá, Lana!

    Veja na agência bancária que sua prima escolheu, se houver possibilidade de troca, o atendente de FIES o fará.

  9. Ricardo Cipriano

    Boa noite.

    Eu moro com meus tios mas minhas despesas são todas por minha conta.
    Preciso colocá-los no grupo familiar? Isso aumentaria muito a renda bruta e comprometeria o percentual de financiamento, mas não seria um aumento real, visto que eu não sou dependente deles.
    O que faço?

  10. Vestibular UNITAU

    Olá, Ricardo!

    Entre em contato com o nosso Núcleo de FIES pelo telefone (12) 3625-4126, para mais informações.

  11. regina

    Ola, boa noite!
    Meu aditamento deu não simplificado com isso tive que trocar de fiador e ele tem união estável, a namorada dele precisa comparecer ao banco tbm?

  12. Vestibular UNITAU

    Olá, Regina!

    Há uma grande chance de ela ter de comparecer ao banco sim, mas é importante consultar a agência bancária onde você assinou o contrato, para mais informações.

  13. Eliane

    Boa noite! Por favor, gostaria de saber como faço para conseguir uma transferência, sendo que sou financiada pelo Fies 100%? Continuaria com esse mesmo valor?
    Obrigada!

  14. diego cristino

    bom dia perdi o prazo de comparecimento ao banco estou no nono semestre e estou com medo de perder o semestre oque eu faço para reparar isso?

  15. Vestibular UNITAU

    Olá, Elaine!

    As transferências de FIES costumam manter o percentual contratado pelo estudante, o que pode acontecer é, quando o valor da mensalidade do novo curso/instituição for superior ao da antiga, o 100% FIES não cobrir o valor integral das novas parcelas, gerando uma diferença a ser paga pelo aluno.

    Quer entender melhor? Ligue no 0800-616161, do MEC. ;)

  16. Vestibular UNITAU

    Olá, Diego!

    Procure o Setor de FIES para mais informações. E fique atento, pois o prazo para aditamentos terminam esse mês.

  17. igor costa silva

    devido a um aditamento nao simplificado, tive q comparecer ao banco novamente com DRM, porém, chegando la o atendente me informa de que eu teria q apresentar todos os documentos q ue foram necessarios para a coontração do financiamento novamente, mas eu nao tinha o meu documento de certidao de nascimento, pois mesmo teria se avariado. Assim, o atendente me instrui a providenciar uma segunda via deste documento, so que no dia em que o atendente me instruiu a fazer isso era a data limite para comparacer ao banco.
    Resultado: A faculdade na esta combrando uma pendencia referente a esse semestre, de forma integral, no valor de R$9.738,00.
    Cara, se eu contratei o fies e porque eu nao tenho dinheiro para bancar um curso desse (farmacia). COMO VOU TER DINHEIRO PRA PAGAR ESSA PENDENCIA…
    POR FAVOR, O OQUE VCS ME INTRUEM A FAZER AGORA?
    DESDE JA, AGRADEÇO.

  18. RAIANE

    JÁ FUI BENEFICIADA PELA BOLSA DO PROUNI E ADM E JÁ CONCLUI A GRADUAÇÃO. SERÁ QUE TEM ALGUM JEITO DE FAZER AINDA PELO FIES A MEDICINA?

  19. Vestibular UNITAU

    Olá, Raiane!

    Tem sim, mas vale lembrar que o edital atual do Financiamento Estudantil, prioriza os que ainda não tiveram acesso ao Ensino Superior.

    Para mais informações, ligue no 0800 616161, do Ministério da Educação.

  20. Fabiana

    Gostaria de saber se é difícil conseguir FIES para medicina.

  21. Vestibular UNITAU

    Olá, Fabiana!

    O início da seleção do FIES é feito pela melhor nota do ENEM e depois passa por comprovação de renda. Para mais informações, ligue no 0800-616161, do MEC. ;)

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *