Você pergunta, a gente responde!!

Aproveitando para responder os recadinhos que estamos recebendo aqui no blog e no twitter do SAV, agradecemos o comentário das vestibulandas Maelly e Evelyn!

Maelly, ficamos contentes com o seu comentário no post anterior e muito felizes em saber que o Acerte o Passo ajudou você a perceber qual área tinha mais a ver com suas habilidades. Esperamos por você em 2010, então, boa soooooorte! =)))

A Evelyn Prete mandou um recadinho pelo Twitter querendo saber mais informações sobre as inscrições para o vestibular da UNITAU. Fiquem ligados! A gente vai postar (em breve!) aqui no blog todas as datas e informações para o vest, ok?

Profissão repórter

Tawana entrevista Professor PasqualeEntrevistar o Prof. Pasquale foi uma das experiências mais incríveis que eu vivenciei como estudante de Jornalismo

Já sou universitária, mas também aprendi bastante com o Acerte o Passo 2009.

Além de assistir a palestra divertida e esclarecedora do professor Pasquale, bati um papo com ele pra depois contar tudo pra vocês, – como fiz, no post do dia 16 (clique aqui para ler o post) – o que foi bom demais pra mim, pois, além de admirar o professor, entrevistar alguém como ele é uma experiência profissional bacanissíma! *-*

E quem não teve a oportunidade de ir até o Acerte o Passo ou quer conhecer ainda mais a rotina de uma profissão, não deixe de participar dos programas do SAV, como o Aluno UNITAU por um dia, que dá a chance de assistir aulas do curso que você quiser, e o UNITAU de Portas Abertas, que leva você e a galera da sua escola para conhecer de perto o ambiente do curso que você pretende fazer. Para saber como participar, é só ligar para 0800 557255 ou acessar o site do SAV no endereço www.acabecomaduvida.com.br.

(Por Tawana Miquelino)

Autor /


27 Comentários

  1. Andreia

    Olá,
    Gostaria de entender a resposta dada à questão de número 24 da parte de Linguagens(Português)no ENEM que “vazou”.
    Onde no texto há a utilização de pronomes de segunda pessoa?
    Obrigada

  2. Rachel Marques

    Bom dia!
    ouço muitas pessoas usando uma expressão que fico em divida se está certa ou errada. Inclusive ja entrei em discussão sobre isso: Ex:. Frase: Rachel já deve ter CHEGO…
    Rachel deve ter FALO…
    Duvida: Nesse caso não seria!?
    Rachel já deve ter CHEGADO…
    Rachel deve ter FALADO…

    POR FAVOR TERE ESSA DUVIDA…

    GRATA… Rachel

  3. Fernanda

    Oi Rachel,
    Enviamos sua dúvida para uma professora de português e vamos respondê-la brevemente em um dos nossos posts. Pode deixar que a gente te avisa quando a resposta for pro ar. Não deixe de acompanhar o blog do SAV e obrigada por comentar aqui no blog! =D

  4. ANA

    OLÁ BOM DIA PROFESSOR,ESTOU MTO CHATEADA, SOU MTO BURRA. PRA VER SE EU FICO MAIS INTELIGÊNTE COMECEI A FAZER UM CURSO PREPARATÓRIO DE LINGUA-PORTUGUESA A PROFESSORA COLOCOU NA LOUSA DUAS FRASES ASSIM: O POBRE CEGO, E O CEGO POBRE, QUAL A DIFERENÇA? AE EU RESPONDI: A 1. FRASE É UMA PESSOA POBRE E CÉGA, AE ELA COMEÇOU A RIR DEBOCHANDO DE MIM, E OS ALUNOS DA MINHA SALA TBM, AE CONVERSEI COM MINHA AMIGA E ELA DISSE QUE EU POSSO JUSTIFICAR QUE Á AMBIGUIDADE NA FRASE O PROBRE CEGO, PODERIA SER O POBRE NO SENTIDO DE COITADO E O CEGO NO SENTIDO CEGO DA VIDA ISSO CONFERE? SINCERAMENTE TO MORRENDO DE VERGONHA SE EU NÃO CORRIGIR O QUE EU DISSE NÃO TEREI CORAGEM DE VOLTA LÁ….. AGUADO ANCIOSA A SUA RESPOSTA …ABRAÇOS

  5. nicole

    quando q as aulas vao começar

  6. AMANDA SOUSA GOMES

    o que é facudade de turismo ?qual afunção de quem a pratica?

  7. AMANDA SOUSA GOMES

    o que a pessoa que estuda turismo faz a faculdade de turismo

  8. Denise

    Gostaria de saber se a expressão “Algumas muitas pessoas” está correta.

  9. denise

    Olá, Denise!
    Vamos fazer m post especial para você, ok? Fique ligada aqui no blog! ;D

  10. Leonardo

    nesta frase: Com o dinheiro eles vivem melhor, Pois podem cuidar da saúde, se alimentar…

    o uso da próclise está correta sim ou não e porque?

  11. Denise

    Olá, Leonardo!

    Vamos preparar um post especial para te responder, ok? ;D

  12. keila

    A professora de meu filho ensinou que todas palavras escritas com H são d´igrafos.Esta correto?

  13. Denise

    Oi, Keila.
    Vamos preparar um post especial para falar sobre o assunto, ok? Fique ligada aqui no blog. ;D

  14. gil

    por favor! como separar as silabas do nome próprio MANUELLA.

  15. rafela

    qualé a estaçao do ano que antecede o inverno?

  16. vivian

    Olá, Rafaela, tudo bem?
    A estação que antecede o Inverno é o Outono. A estação é caracterizada por uma queda na temperatura e pelo amarelamento das folhas das árvores. O Outono começa no dia 20 de Março e termina no dia 20 ou 21 de Junho, dando início ao inverno com temperaturas mais frias e as árvores com menos folhas.

    Espero ter te ajudado Rafaela, se houver mais dúvidas estaremos a disposição para lhe ajudar! =)

  17. bianca silva de oliveira

    Ola , eu gostaria de saber esta pergunta : supondo q eu sou o arbitro de um jogo e um atleta comete uma falta em outro atleta , eu daria um cartao , mas a punicao seria o q : um tiro libvre COM barreira ou um tiro livre SEM barreira ?

  18. vivian

    Olá, Bianca, tudo bem?

    O uso da barreira vai depender o local do campo em que a falta foi aplicada, quanto mais próximo da área de ataque maior a necessidade de dificultar a vida do cobrador.

    😉

  19. gustavo

    O q foi o dia d ?

  20. vivian

    Bom dia, Gustavo!

    O Dia D aconteceu em 6 de junho de 1944, foi nessa data que as tropas norte-americanas desembarcaram na costa da Normandia, território francês, e começaram as operações militares que levaram ao fim do domínio nazista na região. Esse foi um dos principais passos para a vitória das Forças Aliadas sobre as Potências do Eixo pela Segunda Guerra Mundial.

    😉

  21. Mário Sérgio Zago

    Boa noite. Por favor, me tire uma dúvida, está correto a expressão “Relatório de Perca” para o caso de uma empresa que gera um relatório de reembolso para produtos estragados ou vencidos. Obrigado!

  22. vivian

    Boa tarde, Mário,

    as palavras “perca” e “perda” causam algumas confusões por possuírem grafia e pronúncia parecidas. Mas fique atento:
    Perca – é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder”.
    Exemplos:
    Não perca tempo!
    Não quero que ele perca a vaga!

    Perda – é um substantivo que significa tirar, privar, excluir de alguém ou de algo que se tinha. Para saber se a palavra é um substantivo é possível usar um artigo, pronome ou numeral antes desse termo.
    Exemplos:
    Espero que não haja a perda de produtos enviados.
    Fiquei triste com a perda de ontem.

    A qualquer dúvida, estamos à disposição! 😉

  23. Marina Luques

    Olá. Sou de São Paulo e me mudei para o Espirito Santo há pouco tempo. Aqui tem um bairro chamado Glória e os capixabas quando dizem que vão neste bairro, falam “Vou NA Glória”. Mas eu sempre falei ” NO Glória” porque apesar da palavra Glória ser feminina, ela se refere a UM bairro. Gostaria de tirar essa duvida porque não sei qual expressão está correta. Eu vou NA Glória ou NO Glória?

  24. vivian

    Boa tarde, Marina,

    Quando você for se referir a um substantivo masculino o correto é que o artigo concorde com o mesmo. No caso Glória, refere-se ao bairro, então: vou ao Glória – ao bairro da Glória.

    😉

  25. cleitiane

    clima de serteco do sertao

  26. Edgar

    Olá gostaria e tirar uma dúvida sobre a utilização do termo “anexo”. Quando escrevo um e-mail, que contem 2 ou mais anexos, qual forma é a mais adequada e por que?

    “Segue anexo, os dos documentos de alteração de denominação” ou “Seguem anexos, os documentos de alteração de denominação”

    Obrigado

  27. vivian

    Olá, Edgar!

    A palavra “anexo” é um adjetivo que indica ligação e por isso deve concordar com o substantivo que acompanha. Exemplos:
    a. O arquivo segue em anexo.
    b. Segue o anexo para conhecimento.
    c. As cópias estão no anexo.
    d. A lista está anexa.

    😉

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *