Projeto de estudante traz novidades na produção de energia

            A aluna Mayra Ferrari de Souza, do 4º ano, desenvolveu um projeto em que bombas funcionam como turbinas na geração de energia em estações de tratamento de esgoto. A utilização de bombas para geração de energia elétrica é realizada desde a década de 1930.
            A ideia de utilizá-las em estações de tratamento de esgoto surgiu após estudos realizados pela aluna que comprovam que o tratamento de esgoto é o maior consumidor de energia de uma cidade. “A bomba gera energia limpa, sem emissões de gases atmosféricos e não causa impacto ambiental para ser implantado porque não precisa de nenhum tipo de barragem, como no caso de hidrelétricas”, ressalta Mayra.
           Em 2010, o projeto foi premiado na Conferência de Incentivo às Práticas de Produção Mais Limpa, promovida pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que teve a participação de estudantes de 14 universidades paulistas, como a Universidade de São Paulo (USP), a UNESP e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, além da UNITAU.

Conheça:

– Curso de Engenharia Ambiental na UNITAU

Tags:    

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *