Bolsas de estudos: auxílio financeiro para realizar a graduação

O sonho em ter um diploma, muitas vezes, pode ser interrompido ou deixado de lado por questões financeiras. A Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece um amplo programa de bolsas de estudo. São mais de 15 modalidades. As bolsas têm vigência a partir de fevereiro e, geralmente, têm duração de 9 ou 11 meses, isso depende do regulamento de cada bolsa.

Thayan da Silva Vieira saiu do Rio de Janeiro para cursar Odontologia na UNITAU. Atualmente, é contemplado com a bolsa de extensão Pibex, pelo Projeto de Educação em Saúde Bucal, que promove ações em diversas cidades da região. “As crianças mostram felicidade ao serem atendidas. Por isso, o estágio significa tudo para mim. Você acaba fazendo a profissão por amor”, enfatiza Thayan.

Segundo dados da UNITAU de outubro deste ano, a bolsa PRE beneficia 1165 estudantes com os benefícios de até R$400, que são descontados diretamente nas mensalidades.

A Profa. Ma. Ângela Popovici Berbare, Pró-Reitora Estudantil, falou que a missão da UNITAU é formar profissionais, e a criação e permanência das bolsas é uma forma de a Universidade auxiliar esses estudantes financeiramente. “Se o aluno desiste de um curso por falta de dinheiro, além de ele perder a educação, a Instituição e a sociedade também saem em desvantagem. Fornecemos esse apoio dentro da nossa verba e acreditamos que programas como esses são fundamentais”, explica.

Outra possibilidade é a Bolsa de Incentivo ao Pagamento (BIP), que sorteia quatro bolsas, duas de 100% e duas de 50% todos os meses. Concorrem ao benefício todos os alunos que estão com as mensalidades em dia.  Matheus Gomes Salim Calderario, do curso de Biologia, foi contemplado no mês de maio de 2017 e terá descontos até o final do ano. “É muito especial, porque eu trabalho e pago a minha mensalidade. Então, vou poder utilizar o valor da parcela para melhorar os meus estudos”, comemora.

Para premiar o bom desempenho dos estudantes, a UNITAU oferece também a Bolsa Mérito, que concede descontos aos melhores alunos dos cursos, levando em conta todas as salas e todos os semestres. Lucas Tadeu Alves, aluno do 9° semestre de Engenharia Mecânica, foi contemplado no início deste ano pela quarta vez com a Bolsa mérito. “Valeu a pena ter estudado. Fiquei muito feliz, pois a Universidade incentiva os estudos dessa forma”.

Para saber mais sobre as oportunidades de bolsas de estudo oferecidas pela UNITAU, clique aqui. A Universidade está com as inscrições abertas para o Vestibular de Verão até 6 de dezembro e a taxa é de R$ 50,00. A prova será realizada no dia 10/12.

Alan Kevin
PRE/UNITAU

 Foto: Leonardo Oliveira

Tags:     ,

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *