Agronomia: cuidado com a natureza e com o ser humano

A Agronomia é uma área que trabalha com a natureza. Se fosse para resumir sua atuação, ela mexe praticamente com três elementos: a água, a terra e o ar, que influenciam diretamente o resultado do trabalho desenvolvido pelo agrônomo.

 A atuação desse profissional com o meio ambiente possibilita uma série de atividades, como a produção de alimentos, a prática da apicultura, à manutenção de recursos naturais, o reflorestamento, o cultivo de plantas medicinais ou não, e muito mais.

 A Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece o curso de Agronomia há 38 anos. Durante dez semestres, o estudante tem contato com diferentes áreas da Agronomia, como por exemplo, o agronegócio.

 O Prof. Me. Carlos Moure Cícero, coordenador do curso da UNITAU, enxerga a profissão como uma das melhores do mercado de trabalho. “Sempre esteve em alta. Antes de eu me formar, já escutava que era a profissão do futuro. Hoje, nós estamos colhendo os frutos do que se falava lá atrás. Basta ver nos jornais, a procura é enorme pelo agrônomo”, afirma o professor.

 O estudante Eduardo Gabriel Santos Souza, de Caçapava, tem apenas 17 anos e já está no segundo 2º semestre do curso. “Em 2016 eu me encantei pelo curso na Feira de Profissões da UNITAU. De todos stands era o mais rico. Quando olhei e vi os produtos, os professores e a estrutura, eu me decidi” disse.

 O Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU conta com a estrutura de uma Fazenda Piloto, na qual são cultivadas diversas plantas e em que há a criação de animais, além de laboratórios de estudos e de análises. Durante a graduação, o estudante tem a oportunidade de participar da Empresa Júnior e da Feirinha Pedagógica, que produz legumes e verduras e abastece alunos, professores e funcionários da UNITAU.

Vanilda Luciene de Faria Santos, estudante do 9º semestre, sempre gostou da área rural. Durante a graduação, participou de quatro estágios internos. “Nunca tive oportunidade de estudar quando era mais nova. Sempre amei tudo isso. Foi uma das melhores escolhas da minha vida”, afirma.

 O coordenador do curso de Agronomia enfatiza a relação próxima entre os alunos e professores no Departamento. “O estudante da Agronomia é conhecido pelo nome, tem o suporte do professor quando quiser e vice-versa. Aqui, nós temos esse diferencial” finaliza o Prof. Me. Carlos Moure Cícero.

 

Alan Kevin
PRE/UNITAU

Foto: Fábio Vienu

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *