UNITAU comenta lista de obras para vestibular

As obras literárias de leitura obrigatória para o Vestibular de Inverno da Universidade de Taubaté (UNITAU) é modificada a cada três anos. A lista atual conta com poemas, contos e romances representativos a produção literária em língua portuguesa.

Segundo a Prof. Ma. Deise Morais, professora de Língua Portuguesa e Literatura da Unitau, a seleção das obras literárias de qualquer vestibular tem ao menos dois objetivos: o primeiro é avaliar os conhecimentos dos candidatos, e o segundo, valorizar os saberes artísticos e culturais produzidos pela humanidade. Sobre as obras escolhidas para o vestibular, a professora esclarece “A universidade têm priorizado obras de cunho social, que apresentem uma prosa poética, que transitem entre a literatura brasileira, portuguesa e africana.”

Sobre a constituição das provas as dos demais cursos é composta por 40 questões de múltipla escolha, divididas entre as disciplinas Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Já as provas de Medicina são realizadas em duas fases. A primeira é composta por 80 questões de múltipla escolha, das mesmas disciplinas dos demais cursos. A segunda fase conta com três provas dissertativas: Biologia e de Química (cinco questões cada) e uma redação.

 Confira as obras para o Vestibular de Inverno de 2017:

 1 – Libertinagem (Manuel Bandeira)

2 – O guardador de rebanhos (Fernando Pessoa)

3 – Casa de pensão (Aluísio Azevedo)

4 – O alienista, Teoria do medalhão, Uns braços e O enfermeiro (Machado de Assis)

5 – Capitães da areia (Jorge Amado)

6 – A hora e a vez de Augusto Matraga (João Guimarães Rosa)

7 – O último vôo do Flamingo (Mia Couto)

8 – Primeiro de maio, Vestida de preto (Mário de Andrade)

Gabriela Galvão
PRE/UNITAU

Foto: Acervo UNITAU e Leonardo Oliveira/ACOM

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *