Universidade comemora dez anos do Centro de Nutrição

A Universidade de Taubaté (UNITAU) comemorou no dia 7 de fevereiro, os dez anos do Centro de Nutrição Alimentar e Terapia Nutricional (Ceatenut), que contou com o pré-lançamento da terceira edição do livro Saberes e Sabores, elaborado a partir das receitas ensinadas nas oficinas de culinária.

No evento foi lançada também uma web-série produzida pela TV UNITAU, com receitas do livro Saberes e Sabores, que está disponível no Youtube desde o dia 8. A intenção é de ajudar a população a desenvolver hábitos saudáveis a partir da divulgação das receitas em vídeos rápidos e diretos. O conteúdo é disponível no canal da TV UNITAU, em uma playlist dedicada ao Ceatenut.

Algumas receitas do livro Saberes e Sabores foram feitas pelas alunas de Nutrição que fazem estágio no Ceatenut. Entre elas o brigadeiro de mandioca, o doce de abacate, o suco de manga com gengibre e um bolo com frutas da estação. O público que participou degustou de todas essas receitas benéficas para a saúde. “No último ano isso é praticamente nossa vida, a gente passa a maior parte do tempo aqui, é muito gratificante a gente poder montar tudo, colocando em prática tudo em que aprendemos no curso”, conta a aluna Ana Lara do 7º semestre do curso de Nutrição da UNITAU, estagiária do Centro.

O Ceatenut tem como objetivo ensinar a população a ter hábitos saudáveis, com alimentos preparados de forma correta sem a industrialização. “A maioria das coisas que as pessoas consideram alimento é um composto químico industrializado e esquecemos do que é o alimento natural de verdade”, relata a aluna Luana Domingues do 7º período do curso de Nutrição da UNITAU, que faz estágio no Ceatenut.

Para a Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, coordenadora do curso de Nutrição, o Ceatenut atua na promoção da saúde, proporcionando às pessoas uma vida mais saudável. “É muito legal porque é na cozinha fazendo comida, ensinando pessoas a fazer uma comida gostosa, saudável e acessível que promovemos nas oficinas”.

Os serviços oferecidos pelo Centro são gratuitos e os atendimentos acontecem individualmente ou em grupo. São mais de dois mil atendimentos por ano, entre orientação alimentar, avaliação e acompanhamento nutricional. A oficina culinária também é aberta para o público onde são ensinadas receitas saudáveis e os participantes podem degustar no final da oficina. Para participar os interessados devem comparecer até o Centro de Nutrição e fazer a inscrição. 

Francine Eustachio
ACOM/UNITAU

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM

Tags:     , , ,

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *