#DicaDeEstudo: Ler e interpretar, eis a questão

#DicaDeEstudo: Ler e interpretar, eis a questão

Carnaval passou, o ano começou, já estamos nas primeiras provas do ano, e, lembrando uma das primeiras coisas que o vestibulando ouviu na volta às aulas foi: vamos fazer uma redação com o tema “Férias” (quem nunca!?).
Escrever textos, mesmo que seja sobre as suas férias, é o melhor exercício de preparação para a redação do vestibular. Mas antes de sair por aí escrevendo qualquer coisa, é preciso entender a proposta da redação. E aí perguntamos: como vai a sua interpretação de texto?
Interpretar é super importante para o vestibular, então, fica, que tem dica!

Para escrever bem é preciso ler muito. E para interpretar textos?
Para interpretar bem um texto é necessário ler bastante. O hábito de ler faz com que fique mais fácil identificar as formas e as figuras de linguagem, além ajudar na percepção dos diferentes estilos de escrita. Por isso, vale muito a pena clicar nos links do feed que aparecem na sua timeline, tanto os de blog [como o nosso :D] quanto os de notícias, e, dessa forma, você ainda ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular.

Ler só o primeiro parágrafo, pode?
Não, é preciso ler o texto todo, e, de preferência, sem interrupções e sem distrações, para ter uma visão geral e entender o assunto. Além disso, quando houver uma palavra que você não conhece, é legal identificá-la, seja circulando, sublinhando ou usando um marca texto.

Ah! É muito importante fazer um resumo do texto e se estiver difícil de entender, leia uma, duas, quantas vezes forem necessárias, pois é como já dizia Mario Quintana: “Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não lêem”. 😉

Carolina Rezende
Vestibular UNITAU

 

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *