Futuros Arquitetos UNITAU reproduzem o centro de Taubaté

Arquitetura Universitários

Os alunos do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo criaram uma maquete representando a área central de Taubaté. O objetivo do Prof. Me. Vinicius Barros Barbosa, do Prof. Luciano Mouassab Chalita e da aluna Nisnele Claro da Silva, equipe responsável pela iniciativa, é o melhor entendimento da estrutura urbana por parte dos alunos.

Tanto no semestre passado como no atual, os professores propuseram um exercício com o intuito de promover a construção do modelo de forma coletiva. A sala de aula foi dividida em oito equipes e cada aluno ficou responsável por um pedaço da maquete. “Os estudantes fizeram um levantamento inicial por meio de cartografias existentes e continuaram com a análise em campo, em que levantaram dados de quarteirão por quarteirão, e, desta forma, foram identificando todos os elementos”, afirmou o Prof. Vinicius.

Os professores trabalharam de forma integrada entre diferentes disciplinas do curso, com o objetivo de representar uma situação em que os estudantes percebessem uma dimensão maior do que acontece na prática e pudessem identificar possibilidades de intervenção, ou seja, recuperar e reabilitar uma estrutura ou parte de uma cidade.

“O trabalho foi de grande importância para o entendimento das relações urbanas referentes às áreas de estudo do centro expandido de Taubaté”, afirmou a aluna Nayla Ingrid Ramos Martins, do 4º semestre.

De acordo com o Prof. Vinicius, o diferencial da maquete é a importância de desenvolver o trabalho coletivo. “Geralmente as disciplinas tratam de um conteúdo e transformam isso em prova, e aqui na UNITAU a gente transforma a disciplina em projeto”, finalizou.

A maquete está em exposição desde o dia 20/11 e ficará até o dia 18/12, no Departamento, localizado na Praça Félix Guisard, 120.

 Jade Abud
ACOM/UNITAU

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *