#VidaUniversitária: Alunos de Informática criam jogo sobre sustentabilidade

UNITAU_Alunos criam jogo de sustentabilidade

Como trabalho de conclusão de curso, os recém-formados no curso de Engenharia da Computação da Universidade de Taubaté Alan César de Oliveira e Flávia Nogueira Costa desenvolveram um projeto para ensinar crianças de 8 a 14 anos a importância de práticas sustentáveis.

A criança é convidada a entrar no mundo virtual dos games, por meio de um jogo chamado “Vida Sustentável”. Cada fase se passa dentro de um cômodo de uma casa e traz informações sobre sustentabilidade, além de práticas que a própria criança pode adotar em seu cotidiano, como o banho mais rápido e a economia de água ao escovar os dentes. As situações vivenciadas e as escolhas da personagem determinarão seu futuro no game.

“Para realizar o projeto realizamos diversas pesquisas a respeito de sustentabilidade, sobre jogos na educação, sobre a criação de jogos e sobre metodologia de ensino”, disse a aluna Flávia.

O objetivo é estimular a mudança de comportamento na criança pela adoção de práticas simples e individuais que podem começar em casa e, posteriormente, ser adotadas no coletivo.

“Muito se fala sobre sustentabilidade no âmbito empresarial e voltado para adultos. Queríamos passar informações para crianças com o intuito de criar jovens mais conscientes”, completa Flávia.

Camila Sanini
ACOM/UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *