O papel dos economistas na sociedade

Economia_UNITAU

Você sabe o que Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos têm em comum – além do gosto pela política? Os três são economistas!

Quer entender um pouco mais sobre essa profissão? O professor Edson Trajano, economista e professor da UNITAU, explica mais sobre a formação em Ciências Econômicas.

A profissão

No Brasil, a profissão é vista como a atividade de um profissional que trabalha com números e com cálculos matemáticos. No entanto, a Economia é uma Ciência Humana e cabe ao profissional dessa área trabalhar pensando no bem-estar das pessoas.

A Economia é uma Ciência Social que utiliza como instrumentos básicos de trabalho a História e a Política, além da Matemática. Estudar a complexidade dos problemas econômicos e sociais é muito importante, e, é aí que entram os conhecimentos históricos. Já a política é fundamental para entender o funcionamento da sociedade e suas aspirações, para que seja possível buscar alternativas que atendam aos interesses da população. Por fim, a Matemática é importante para a quantificação e as projeções de valores, custos e preços.

Mercado de Trabalho

Os economistas trabalham nas mais variadas áreas. Nas empresas, esses profissionais desenvolvem funções ligadas sobretudo ao setor financeiro, trabalhando no processo de produção e comercialização, tendo como ponto mais visível o mercado de capitais (bolsa de valores). No setor público, é bastante percebida a atuação de economistas em diversas esferas, que vão desde o poder executivo, com a economista Dilma Rousseff, passa por vários ministérios e pelo poder legislativo.

Os bachareis em Ciências Econômicas atuam em questões ligadas à economia, para as quais buscam alternativas que possam aumentar a oferta de bens e de serviços disponíveis, assim como estudam caminhos para a melhor distribuição da riqueza produzida; às questões sociais, com o desafio de   melhorar a distribuição de recursos, visando atender ao máximo de pessoas,  priorizando sempre aquelas que enfrentam maiores dificuldades; e, também ao campo ambiental, estudando a produção e o consumo num ritmo que garanta a sustentabilidade para gerações futuras.

Viu? Os economistas são fundamentais na sociedade! Identificou-se com as áreas de atuação desse profissional? Então, não perca tempo e inscreva-se no Vestibular de Verão 2015 UNITAU! #Inscreva-se #VestibularDeVerão #VouSerEconomista

Vestibular UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *