Com FIES, estudar ficou muito mais fácil!

FIES_UNITAU

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo, já beneficiou mais de 560 mil estudantes, com a aplicação de mais de seis bilhões de reais entre contratações e renovações semestrais dos financiamentos. O programa do Ministério da Educação (MEC) é destinado a financiar os estudos de alunos regularmente matriculados em cursos de Ensino Superior.

 Como funciona?

No FIES, quase todo o processo é feito pela internet, desde a adesão das instituições de ensino, passando pela inscrição dos estudantes, à divulgação de resultados (como o percentual ao qual o aluno tem direito, a obrigatoriedade ou não da apresentação de um fiador) e de entrevistas (com os prazos para o comparecimento do aluno à Comissão – CPSA – e ao banco).

Nos últimos anos, o Financiamento Estudantil passou por algumas modificações que facilitaram sua contratação e estimularam a adesão dos estudantes; entre as mudanças, destacam-se: os juros de 3,4% ao ano; as parcelas trimestrais com valor fixo de R$50,00 – referentes à amortização dos juros; e o prazo de carência, ou seja, após a conclusão do curso, o aluno terá 18 meses para se organizar financeiramente antes de iniciar o pagamento das prestações contratadas.

O processo mais longo do programa é o de adesão. Desde que os prazos e a documentação obrigatória sejam respeitados, esse processo pode ser feito em até 20 dias – entre a inscrição do aluno no site SISFIES Portal até a assinatura do contrato no banco. Uma vez que o estudante tenha o seu FIES contratado, é necessário ficar atento às datas para o aditamento, ou renovação do financiamento; esse processo é realizado a cada seis meses e exige do acadêmico apenas o número do CPF e a senha – a mesma utilizada por ele no cadastro inicial no site do FIES.

O FIES na UNITAU

Desde 2012, o Financiamento Estudantil é um dos benefícios oferecidos pela Universidade de Taubaté (UNITAU). “Quando estava no 3º semestre da faculdade, passei por dificuldades que quase me levaram a trancar a matrícula, hoje consigo me dedicar plenamente aos estudos”, afirma Rodrigo Bustamante da Silva, aluno do 4º Ano de Jornalismo, com FIES desde 2012. “O FIES é um estímulo fundamental para a formação de alunos em nível superior, ainda mais porque a forma de pagamento após a formatura é feita com juros baixos”, ressalta Gabriela Bastos Virgilio, aluna do 4º Ano de Medicina.

Em 2014, o FIES na UNITAU passou a ser ilimitado, ou seja, o aluno pode fazer a sua inscrição a qualquer momento do curso. Nesses casos, o financiamento sempre retroage para o início do semestre em que o aluno adere ao Financiamento Estudantil. Os cursos de Administração, Análises e desenvolvimento de sistemas, Ciências Econômicas, Direito, Logística e Sistemas de Informação não possuem FIES.

Os vestibulandos interessados em aderir ao financiamento precisam realizar a matrícula acadêmica e, no final do mês de janeiro de 2015,  precisam se cadastrar no SISFIES Portal. Depois, é necessário entregar a documentação exigida no Setor de FIES, da Pró-reitoria Estudantil, que fica na Rua Barão da Pedra Negra, nº 162, no Centro de Taubaté, e ir ao banco.

PRE/UNITAU

Tags:     , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *