Prepare-se para a redação!

Dicas de redação_UNITAU

Escrever, escrever e escrever. Será que para garantir uma boa nota nas redações dos vestibulares é só escrever tudo o que se sabe sobre o tema proposto? Na verdade, para produzir um bom texto é fundamental seguir algumas regras.

Regra nº 1: preste muita atenção nos textos de apoio e na proposta de redação. Eles serão os seus maiores aliados durante a prova e te ajudarão a delimitar o tema a ser abordado em seu texto.

Regra nº 2: organize pensamentos e ideias em um rascunho, para selecionar os melhores argumentos. Lembre-se de embasá-los em exemplos relevantes, como fatos históricos, dados e pesquisas, sempre citando a fonte para comprovar a veracidade dos seus argumentos.

Regra nº 3: escreva de forma simples, concisa e direta. Não repita palavras, nem ideias. Seja sucinto e não “encha linguiça”. Use sua criatividade e evite os clichês! Fuja de frases feitas, pois isso demonstra falta de originalidade e conhecimento. E não se esqueça de ficar atento quanto à ortografia! Se tiver dúvidas sobre a grafia de uma palavra, troque-a por um sinônimo.

Além de seguir as regras acima, é sempre bom garantir que alguém leia os textos que você produz estudando. Essa estratégia ajuda a melhorar a escrita, pois permite que você reflita sobre os aspectos problemáticos do seu texto. 😉

Mas, e a redação do ENEM?

Neste fim de semana, nos dias 08 e 09 de novembro, acontece mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O exame é um dos requisitos para a adesão ao Financiamento Estudantil (FIES) e para a participação no do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Então, fique atento ao que é fundamental para não zerar na redação do ENEM:

  • O texto produzido não pode ter menos que sete (7) linhas;
  • É preciso respeitar os direitos humanos;
  • Cuidado com o uso dos trechos retirados das coletâneas de textos do ENEM, pois para cada linha de texto copiada, uma linha do total da redação é desconsiderada. Lembrando que o limite máximo de linhas na redação do ENEM é de 30;
  • Jamais inclua frases ou trechos desconectados do texto (sabe aquelas receitas de miojo? Use-as somente em casa!)

A redação do ENEM é avaliada segundo competências que vão desde o domínio da norma padrão da língua escrita até a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado.

Gostou das dicas? Então, mãos à obra… ou melhor, à escrita! Porque é muito importante praticar, além de estudar técnicas de redação e tirar todas as dúvidas com seus professores 😉

Matheus Felizari

Vestibular/UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *