#DicaDeEstudo: Caderno ou notebook, eis a questão?

Na hora de estudar, como você faz as suas anotações? Prefere o método tradicional do caderno e lápis ou opta pela tecnologia dos notebooks e tablets?

Para saber a eficiência dessas anotações, pesquisadores norte-americanos realizaram diversos testes com estudantes. O resultado da pesquisa foi publicado recentemente pela The Chronicle of Higher Education e vai surpreender você!

Em um dos experimentos, 67 estudantes foram convidados a assistir a cinco vídeos e a fazer anotações, como as de sala de aula, usando notebooks ou cadernos. Meia hora após a atividade, os alunos tiveram que responder a algumas perguntas sobre o conteúdo dos vídeos. No quesito volume de anotações, ponto para os que utilizaram os notes, que tinham mais informações registradas. Mas, porém, contudo e todavia: Surpresa! Os que anotaram no caderno lembraram-se mais do conteúdo.

Outra dúvida que incomodava os cientistas dizia respeito aos adeptos da tecnologia: será que eles apenas transcrevem o que estão ouvindo, sem assimilar o conteúdo? Para responder a essa indagação, os estudiosos testaram novamente os alunos que fazem anotações em notebooks. Dessa vez, os estudantes tiveram que reescrever as anotações de forma diferente da primeira vez que escreveram. Resultado? Eles continuaram com rendimento inferior ao dos que utilizaram os tradicionais lápis e caderno…

E então, como você estuda? Prefere o caderno ou o notebook? #VestibularUNITAU #RealizeSeusSonhos 🙂

Patricia Zandonadi

Copesa/UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *