#DiaNaHistória: Plano Real

O dia 1º de julho não poderia passar em brancas nuvens, a não ser que você tenha passado o dia inteiro sem fazer absolutamente nada que envolvesse alguns reais… Nessa  data, em 1994, há exatos vinte anos, era implantado o Plano Real, durante o governo de Itamar Franco.

A implantação do Real dava fim à grande inflação que afligia o país e às constantes mudanças de moedas. Essa medida ampliava o poder de compra da população, consolidava uma maior abertura comercial com outros países, além de outras mudanças. Era a estabilidade econômica.

Essa estabilização possibilitou avanços, tais como: mercado de trabalho formalizado, diminuição da desigualdade social, o Brasil passar de devedor a credor do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia brasileira foi elevada ao grau de investimento pelas principais agências internacionais de classificação de risco. Mesmo com os progressos, ainda há problemas a resolver, entre eles, como conciliar o crescimento econômico com uma baixa inflação.

Somando prós e contras, o Real continua sendo o maior e mais bem-sucedido plano de estabilização econômica já realizado no Brasil. 😉

 

E como estão os seus estudos para o vestibular? Se ainda não se inscreveu para o Vestibular de Inverno da UNITAU, ainda dá tempo! http://bit.ly/VFo1Pk

#VemPraUNITAU #VestibularDeInverno #2014 🙂

 

Patricia Zandonadi

Copesa/UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *