#DicaDeEstudo: Biologia

 

Estudar Biologia pode ser difícil para alguns vestibulandos e, por isso, daremos uma forcinha a vocês!

A Biologia nos ensina sobre os seres vivos, mecanismos perfeitos. Partindo dessa ideia, preste atenção nas estruturas da natureza e dos corpos, agora, imagine-os como máquinas.

Um bom método é tentar quebrar palavras complexas para identificar sua raiz (o começo de cada uma delas), e assim se familiarizar. Caso não conheça o significado da raiz a palavra, não deixe de procurar!

Para seguir num processo de aprendizagem eficiente, em biologia, você deve dominar os conceitos gerais antes de começar a estudar os mais específicos. Por exemplo, você precisa entender quais fatores identificam os mamíferos, para depois iniciar leituras referentes a ordem (primatas) ou às espécies (macacos).

Outro ponto importante é colocar em prática o que você já está estudando. Que tal uma visita ao corpo humano? Ou melhor, ao Museu do Corpo Humano? Aqui, na UNITAU, você pode agendar uma visita e ir com seus colegas de escola, pode, também, conhecer os laboratórios da área de Biociências. Basta enviar um e-mail com seu nome, idade e escola ou pedir ao diretor da escola em que você estuda para que envie os dados da sua turma para vest@unitau.br. A ida, ao museu e aos laboratórios, é uma ótima oportunidade de ver pessoalmente aquilo que está nas páginas do seu livro!

E o que você acha de desenhar estruturas ou esquematizar o que está estudando? Tudo bem, ninguém precisa ser um grande desenhista, não é? Mas o desenho fará com que seus estudos fiquem bem mais fáceis.

Seguir essas dicas pode parecer trabalhoso e um pouco complicado, mas lembre-se de que ser aprovado no vestibular fará tudo isso valer a pena. “Cada um escolhe seguir uma graduação por um motivo e esse deve ser sempre o foco, para que a disciplina seja mantida em seus estudos. Afinal, o pré-vestibular é apenas parte do caminho que deve ser percorrido até a sonhada vaga na faculdade”, destaca a Psicóloga da UNITAU, Andréa Ferreira.

Agora, coloque em prática essas dicas e conte-nos o que achou!

Bons estudos, vestibulandos! 😀

 

Amanda Liberato

Copesa/UNITAU

Tags:     ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *