#DicaDeLeitura: “Sentimento do Mundo”, Carlos Drummond de Andrade

 

A dica de leitura dessa semana foi escrita por um dos mais célebres autores brasileiros, o mineiro de Itabira, Carlos Drummond de Andrade. Assim, hoje, é dia de conhecer um pouco mais sobre um dos livros cobrados no Vestibular de Inverno 2014 da UNITAU: “Sentimento do Mundo”.

Publicado pela primeira vez em 1940, a obra é a terceira de Drummond e reúne 28 poemas. Nesse livro, o escritor destaca a poesia de cunho social, refletindo o momento de instabilidade e inquietação dos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Mas apesar disso, a questão do “eu” (como indivíduo, família, etc), muito presente nos livros anteriores do poeta, ainda aparece com destaque nessa obra.

Como “Sentimento do Mundo” é uma produção poética, nossa dica é ler aos poucos, um poema por dia e refletir bastante sobre cada um deles. Nessa obra é importante dar uma atenção especial aos poemas: Confidência do Itabirano, Mãos Dadas, Elegia 1938 e Mundo Grande, além da poesia que intitula o livro.

“Durante a leitura, vá sublinhando trechos que exemplifiquem as características da escola literária e do estilo do autor. Esse exercício ajuda na compreensão do texto”, enfatiza a Profa. Deise Urias de Morais, especialista em Metodologia de Ensino e mestranda em Educação.

Para os amantes de literatura, ler Drummond não é nenhum esforço, não é?

Já leu o livro? Conte-nos o que achou! E, se ainda não leu, aventure-se por esse vasto mundo de sentimentos chamado Poesia! 😀

 

Amanda Liberato

Copesa/UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *