Descubra como memorizar algumas fórmulas de Matemática

 

Decorar tantas fórmulas é algo complicado, não é mesmo? Nós já te ajudamos a memorizar algumas fórmulas de Física aqui e, hoje, iremos relembrar algumas de matemática para você arrasar na sala de aula e no Vestibular.

Na Geometria Analítica, temos uma fórmula para encontrar a equação fundamental da reta que passa pelo ponto P (xo, yo), a fórmula: y – yo = m (x – xo), que pode ser decorada com a frase YoYô, Mixoxô.

Os estudos trigonométricos no triângulo são embasados em três relações fundamentais: Seno, Cosseno e Tangente. A frase Corri, cai na coca ajuda a memorizar as fórmulas que são:

Seno = cateto oposto/hipotenusa – (co/hip) à corri
Cosseno = cateto adjacente/hipotenusa – (ca/hip) à caí
Tangente = cateto oposto/cateto adjacente – (ca/co) à coca
Lembra da Lei de Euler, aquela utilizada para calcular o número de vértices, faces ou arestas de poliedros? Sua fórmula é: V + F = A + 2 e, para ficar mais simples, você pode lembrar dela por: Vida Feliz A Dois.

Ufa, agora ficou mais fácil, não é? Se você conhecer mais alguma fórmula, conte para nós aqui nos comentários!

Bom estudo, vestibulandos! 😀

 

Amanda Liberato

Copesa/UNITAU

Autor /


1 comentário

  1. odete rocha

    Ah, obrigado, sequer me lembrava mais deste artigo, faz tanto tempo, já ensinei tantos outros temas a tantos outros alunos … se você fala de um erro do meu passado me dá a liberdade de comentar um do seu presente. Você escreveu parentes em vez de parênteses. Esse artigo prá mim já não tinha importância mas se ressignificou, foi onde te conheci Nancy. Sucesso com sua tentativa de decorar a fórmula do cosseno, se você está na minha página é porque foi acometida por esse desespero. Está um pouco tarde a essa altura do Enem e do vestibular para federais mas … tavez vpcê tenha pretensoes menores. Boa sorte!!

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *