Estudo de aluno aborda o comportamento de adolescentes

* Foram entrevistados 153 estudantes para a elaboração do trabalho científico

 

A adolescência é uma das principais fases de alterações no corpo humano: o jovem passa por transformações físicas e mentais, além de ter a oportunidade de viver novas experiências no dia a dia. Partindo desse ponto, o aluno de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) Guilherme Donegatti desenvolveu uma pesquisa para analisar o comportamento dos adolescentes em relação à própria saúde.

Sob orientação da Prof.ª Dr.ª Adriana Leônidas, o graduando realizou o trabalho científico em duas escolas públicas: uma, localizada num bairro de classe média, e a outra, num bairro carente de Taubaté. “Fizemos isso para mostrar que a questão social também afeta o comportamento do adolescente”, ressalta Donegatti.

Os participantes, que têm entre 14 e 20 anos, responderam a um questionário adaptado de Straub (2005), composto de 48 perguntas sobre dados sociodemográficos, comportamento e saúde.  Foram entrevistados 153 estudantes para a elaboração do trabalho científico.

A pesquisa mostra que há alguns comportamentos benéficos nos entrevistados, como o baixo consumo de bebida alcoólica e de tabaco. Não obstante, a falta de atividades físicas regulares e de alimentação balanceada são dados alarmantes da pesquisa. O resultado final apresenta que a maioria dos adolescentes está satisfeita com a própria saúde.

O trabalho científico foi apresentado durante o I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento da UNITAU. Animado com os resultados obtidos, Donegatti afirma que todo o processo representou um grande avanço na sua carreira. “Esta pesquisa, além de aprimorar meu conhecimento, possibilitou meu ingresso no universo da pesquisa acadêmica, além de gerar uma satisfação pessoal”.

 

Luiz Malheiros
ACOM / UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *