Faça anotações em sala de aula e estude menos em casa!

 

Durante as aulas, é intenso o ritmo de acompanhamento das atividades pedagógicas.

Ficamos atentos à explicação dos professores, acompanhamos textos e resolvemos exercícios nos materiais didáticos, copiamos a matéria disposta no quadro negro e, inclusive, anotamos dicas e observações por todos os lados do caderno, com o intuito de aprimorar e facilitar a hora do estudo.

 

Para não perder as informações dadas, fazemos as anotações de maneira muito rápida e, por consequencia, é possivel que a caligrafia seja prejudicada.

 

Para ajudar-lhe a registrar melhor os conteúdos, divulgaremos alguns simples procedimentos que vão melhorar o seu desempenho:

. Não tenha preguiça de escrever! Acostume-se a anotar dados relevantes e não apenas copiar tudo o que o professor escreve no quadro. A escrita manual amplia o processo de memorização.

. Foque no conceito, não na beleza! Não adianta ter o caderno mais caprichado da turma, redigido em letras bonitas, traçadas em canetas coloridas, se você não entender o que está escrito.
O importante não é o embelezamento das páginas, mas sim o quanto as anotações dispostas conseguirão ajudá-lo na hora de rever os conteúdos.

. Passe a limpo as anotações! No mesmo dia, ou no dia seguinte, utilize uma parcela do seu tempo de estudo para reescrever, sintetizar e analisar as informações. Este procedimento favorece a compreensão e memorização, fatores que minimizam as horas de estudo na véspera da prova.

. Crie o seu próprio método! Procure estabelecer padrões entre os tópicos de estudo. Enumere, grife, associe os pontos em comum. Estes relacionamentos possibilitam a lembrança do conteúdo e a associatividade das ideias por sequencia, através da cadeia de ligações subconscientes.

E, por fim, tenha em mente: O aprendizado acontece na sua cabeça, e não nas folhas do caderno.

 

Rabisque, faça rasuras, desenhe setas que cruzam a página, ou seja, crie ferramentas que registrem os dados e facilitem o entendimento do assunto.

Siga as nossas orientações e estude com mais efetividade!


Ana Cláudia Bohler
COPESA / UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *