Mercado aquecido: Profissionais de Educação Física encontram boas chances de trabalho

Nos dias de hoje, muito se fala sobre a importância da prática esportiva para a manutenção da saúde física e dos aspectos psicológicos e sociais. Sendo assim, a atuação do profissional de Educação Física se coloca, cada vez mais, em evidência.

O mercado de trabalho do futuro profissional deste setor é extenso e diversificado, tanto que, em determinados segmentos, são registrados mais de 30 campos de atividade. Essas especialidades são classificadas em duas grandes áreas: a Escolar (formal) e a Não-escolar (não-formal).

 

Na área Escolar, também conhecida como Licenciatura, o profissional pode atuar em todos os níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior), além do planejamento, implantação, implementação e avaliação de programas do componente curricular “Educação Física”.

Na área Não-escolar, nomeada também como Bacharelado, é possível trabalhar em diversos segmentos da organização social, pública e particular, ocupando posições como técnico em esporte; professor de academias/clubes recreativos e esportivos; professor de associações atléticas/classistas desportivas e no desporto comunitário; ou como profissional especializado para trabalhar em hospitais, hotéis, programas para terceira idade, programas de Educação Física adaptada; programas de atividades físicas e de lazer; programas de ginástica laboral em empresas e indústrias; organização e arbitragem de torneios esportivos; além de Personal Training.

O campo de atuação pode ainda estender-se à consultoria e prestação de serviços a órgãos públicos, empreendimentos particulares e aos meios de comunicação de massa, no que se relacionar à área esportiva.

A Universidade de Taubaté oferece o curso de Educação Física com habilitação em Licenciatura, cuja duração é de 6 semestres (3 anos), e o curso de Educação Física com habilitação em Bacharelado, com duração de 8 semestres (4 anos).

Nossa faculdade conta com excelente estrutura, espaço físico e material didático-pedagógico.

Além dessas vantagens, ao escolher Educação Física, o acadêmico tem a chance de optar por cursar as duas habilitações (Licenciatura e Bacharelado) simultaneamente, pagando somente por um curso.

 


Ana Cláudia Bohler
COPESA / UNITAU
Colaboração: Profa. Ms. Lucia Helena Gomes de Oliveira
Depto. Educação Física / UNITAU

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *