Profissional formada pela UNITAU dá a dica: “Ser jornalista é ser ético”

Jornalista Michele Sampaio, formada pela UNITAU em 2001

Jornalista Michele Sampaio, formada pela UNITAU em 2001Hoje, dia 07 de abril, é o Dia do Jornalista. Para comemorar a data, preparamos uma entrevista exclusiva para vocês aqui no blog do SAV com a jornalista Michelle Sampaio, da TV Vanguarda. Michelle se formou na UNITAU em 2001, pouco antes de entrar para uma das maiores redes de TV da região. Para um bate-papo descontraído, a jornalista recebeu o nosso estagiário, Gabriel Priante, do 3º ano do curso de Jornalismo, na sede da Vanguarda,em Taubaté. Aproveitempara conhecer um pouco mais sobre a carreira da jornalista.

 

SAV – O que motivou você a fazer o curso de Jornalismo?

Michelle Sampaio – Na verdade, eu cheguei ao Jornalismo depois de muitas opções erradas: fiz Direito e Educação Física. Eu tinha dúvidas do que prestar, qual seria o curso que eu tinha mais afinidade, mas uma oportunidade surgiu. Eu conheci uma jornalista, ela falou mais da área e acabei tendo a oportunidade de conhecer melhor o Jornalismo e me identificar um pouco com isso. Na faculdade, eu me encontrei, vi que era isso que queria, estava precisando só de alguém para clarear minhas idéias. Não foi algo do tipo nasci querendo ser jornalista. Eu nem sabia direito o que era, o que fazia, mas acabei me encantando.

 

SAV – O que é ser jornalista para você?

Michelle Sampaio – Ser jornalista é, principalmente, ser transparente e procurar fazer o bem para uma comunidade. A pessoa que é transparente e é ética ouve todos os lados, ela não vai ser parcial. E, claro, ajudar aquela comunidade a se desenvolver. Nós estamos aqui e nosso papel é cobrar. Cobrar aquele asfalto que não sai, a lama que atola o carro, as crianças que têm que de acordar às cinco da manhã porque não tem ônibus escolar para levar pra escola. É a gente cobrar quem realmente tem de fazer aquilo por aquelas pessoas, para que as coisas andem melhor, para que a sociedade evolua e desenvolva de uma maneira melhor. O que move meu dia a dia é isso, chegar e sair da Vanguarda e encontrar alguém no supermercado que agradece pelo que a gente fez em tal bairro. É isso que move minha vida como jornalista.

 

SAV – Que dica você dá aos que desejam iniciar no Jornalismo?

Michelle Sampaio – Não desistir nunca, ter paciência, porque o período de estudo é bem sacrificante mesmo. Você está ali na faculdade, aprendendo, fazendo estágio e tem de lidar com aquilo. Será que é o que dá prazer a você? O que move a sua vida? Se sim, tem que fazer com vontade. É preciso ter paciência e mostrar que tem vontade realmente de mudar a sociedade e que tem poder para isso. O mercado de trabalho é muito vasto para o jornalista, a gente tem um campo muito grande para trabalhar: em empresas, como assessoria, rádio, internet, que amplia o nosso campo, e na televisão. Você precisa correr atrás daquilo que acredita ser o certo.

 

SAV – Hoje, o diploma de jornalista não é mais obrigatório. Como você avalia a importância do diploma para a sua profissão?

Michelle Sampaio – Ter o diploma de jornalista é imprescindível para você ser um bom jornalista, porque, na faculdade, você não aprende só as técnicas, mas também a questão mais humana e mais ética da profissão. A própria universidade forma cidadãos também. Ela desenvolve aquele cidadão, o coloca na sociedade, como ele tem de ser profissionalmente. Ele tem de ser ético. Os professores prezavam a transparência, ouvir todos os lados e o dia a dia faz o contrário com você. Ele induz você a ir para um caminho errado, e se não são os seus valores, inclusive o que você aprendeu na universidade, você se desvia. E as grandes emissoras pedem o diploma, porque sabem dessa importância.

 

SAV – Como a UNITAU ajudou na sua carreira?

Michelle Sampaio – A UNITAU me ajudou em tudo, a me formar como pessoa e me ajudou a ser uma profissional correta, a agir com ética, com transparência, a ajudar as pessoas que estão comigo e a querer desenvolver e fazer alguma coisa para a comunidade em que vivo. A Universidade batia nesta tecla e é o que eu enxergo hoje. Acho que, se não fosse a Universidade de Taubaté, não saberia dizer para você se eu estaria aqui, se eu seria apresentadora da Vanguarda. Sou totalmente grata à UNITAU, aos professores. São pessoas que vou levar para o resto da vida.

 

*Por Gabriel Priante
Estagiário da UNITAU e aluno do 3º ano do curso de Jornalismo

Autor /


3 Comentários

  1. Daniela

    Realmente admiro o trabalho dos jornalistas e é este o curso que tomarei na minha vida.Admiro o trabalho da Michelle Sampaio e o acompanho desde o Jornal da Setorial.Parabéns pela ética profissional.

  2. COPESA

    Parabéns pela escolha, Daniela.

    Desejamos a você um brilhante futuro profissional! =)

  3. Rayana Quren

    Admiro muito o trabalho de Michelle Sampaio, e espero conseguir alcançar essa meta tambem de me tornar uma grande jornalista. Parabens pelo profissionalismo.

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *