Como lidar com os erros mais comuns de português

O vestibular é uma parte importante da vida do jovem e, portanto, na hora de estudar, o aluno deve ter muita atenção. Por isso, o Blog do SAV (Serviço de Atendimento ao Vestibulando) vai lhe dar algumas dicas sobre os erros de português mais comuns entre os vestibulandos.

De acordo com a Profa. Elizabeth Ramos da Silva, da UNITAU (Universidade de Taubaté), os erros mais comuns estão na parte de interpretação de texto. O estudante pode se confundir e não responder aquilo que a questão sugere. “O aluno deve ter atenção no enunciado e seguir uma linha de raciocínio lógico, para não se perder na leitura”, explica.

Além disso, a crase não pode passar despercebida pelo vestibulando, já que é também a responsável por muitos erros dos estudantes desatentos. Aprender as regras da crase é fundamental para que os alunos se saiam bem na prova. A Profa. Elisabeth ressaltou também que é importante reconhecer as classes gramaticais corretamente (substantivo, advérbio, verbo, adjetivo etc.).

Já na redação, não se esqueça de seguir as regras da norma culta e prestar atenção na concordância. “Um erro comum de concordância é colocar os plurais no lugar errado”, explica.

E não se esqueça de que, a partir de 2012, estará em vigor o novo acordo ortográfico, então é bom estar preparado para o que vem por aí!

 

*Por Rebeca Caballero

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *