Dissertação é o gênero mais pedido nos vestibulares

Dentre os gêneros de redação, a dissertação é o mais presente nas provas de seleção universitária. Essa modalidade requer que o estudante apresente suas opiniões de forma argumentativa no texto.

Para isso, é necessário tomar alguns cuidados para evitar pequenos erros. “Na dissertação, o vestibulando precisa tomar o cuidado de fazer uma conclusão voltada ao que afirmou no começo do texto”, acentua a Profa. Ms. Maria de Jesus Ferreira Aires, coordenadora do Grupo de Estudos da Língua Portuguesa (GELP) da UNITAU (Universidade de Taubaté).

Outro item muito importante é ter bagagem cultural. “Se o aluno não tiver essa bagagem, não terá bons argumentos para desenvolver o texto”, completa a professora.

A estrutura de uma dissertação é simples, com introdução, desenvolvimento e conclusão, porém é importante estar atento a elementos que não podem ser esquecidos na hora de redigir o texto. E não se esqueça de que a redação precisa apresentar alguns elementos importantes como: autonomia, coerência, clareza, simplicidade e coesão.

*Por Pierre Cruz

Autor /


1 comentário

  1. Matheus

    Bela matéria! Obrigado pelas dicas!!

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *