SAV tira dúvidas: Engenharia Mecatrônica ou Mecânica com ênfase em Mecatrônica?

             Dentro da Engenharia existem várias áreas a seguir: a de Produção, a Ambiental, a Civil, a Elétrica, entre muitas outras. E, como algumas delas são muito similares, acabam causando dúvidas. O estudante Maxwell Peretta (@maxwellcasillas) entrou em contato com a gente para entender um pouco melhor a diferença entre Engenharia Mecatrônica e a Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica.

            A Engenharia Mecânica com ênfase em mecatrônica surgiu com o crescimento da produção e com desenvolvimento da tecnologia. “O profissional dessa área vai fazer o controle de automação, por meio da eletrônica e da informática, podendo atuar em todo segmento industrial”, afirma o Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UNITAU, Prof. Dr. Carlos Antônio Vieira. Apesar disso, esse curso tem até o 3° ano, matérias da parte de mecânica, portanto, não tem um aprofundamento muito grande na área de controle de automação.

            Já o curso de Engenharia Mecatrônica possui disciplinas muito mais da área da informática, da eletrônica e do controle de sistemas – formando um curso mais específico e aprofundado. Esse profissional pesquisa, desenvolve e implanta softwares para operar equipamentos capazes de atender às necessidades de cada área de produção. Ele pode fazer controle de processos, automação de manufatura e informática industrial e, se a empresa já é automatizada, pode redimensionar e readaptar os sistemas e equipamentos.

            Quem quiser conversar pessoalmente com o Chefe de Departamento e esclarecer outras dúvidas, ele está à disposição. Basta entrar em contato com a gente por aqui (com comentário), pelo Facebook (SAV UNITAU) ou pelo Twitter (@SAVSEquempuder).

Esperamos ter te ajudado, Max! ;D

 *Por Mayara Fukuoka e Rebeca Caballero

Autor /


16 Comentários

  1. weder

    Faltou uma coisa. Tem que morrer de estudar.

  2. eduardo

    Estou na duvida em qual faculdade fazer no ano que vem, trabalho em metalurgica ( calderaria) .
    Tenho duvida em qual engenharia fazer mecanica, automotiva ou mecatronica.
    Gosto muito de mecatronica. Mas nem sei a diferença entre as tres?
    m
    M ajude, qual seria uma boa escolha??

  3. COPESA

    Prezado Eduardo,
    Bom dia!

    Diante das suas dúvidas com relação ao futuro profissional, gostaríamos de convidá-lo para participar, gratuitamente, dos projetos do SAV (Serviço de Atendimento ao Vestibulando).

    Disponibilizamos da Oficina de Orientação Profissional, um atendimento em grupo realizado na sede do SAV, em que psicólogos oferecem orientação para os vestibulandos com relação à escolha da carreira.
    Esta é uma boa oportunidade para você tirar todas as suas dúvidas sobre o curso acadêmico a ser seguido.

    Para mais informações, escreva para nós pelo “vest@unitau.br”, ou ligue “0800 557255”.

    Aguardamos o seu contato! 😉

  4. Gledson de Sousa Slva

    Gostaria que me ajudassem a escolher um curso estou na dúvida entre engenharia mecânica ou mecatrônica sendo que estou pesquisando a respeito dos dois cursos, porém tenho ainda muitas dúvidas ao qual está mais em asçenção no momento, gostaria de maiores informações sobre os cursos. Desde já agradeço.

  5. bruno

    Para ser um engenheiro mecanico preciso ser genio em matematica e física?

  6. COPESA

    Olá, Bruno.
    Bom dia!

    A habilidade para a área de Exatas facilita bastante a assimilação dos conteúdos apresentados na faculdade.
    Porém, durante as aulas, você terá a disposição uma excelente infra-estrutura e um corpo docente extremamente qualificado, fatores que lhe ajudarão a acompanhar as disciplinas lecionadas com o melhor método pedagógico possível.

    Convidamos-lhe para assistir uma aula do curso conosco, vivenciando por um dia a rotina acadêmica.
    Estamos a sua disposição!

  7. COPESA

    Olá, Gledson.
    Bom dia!

    Diante da sua dúvida frente às carreiras citadas, temos um convite a lhe fazer.
    Sugerimos que você agende, gratuitamente, uma visita ao nosso Departamento de Engenharia Mecância. Na ocasião, você terá a oportunidade de conversar com os professores do curso de forma a sanar todas as suas dúvidas, além de conhecer a infra-estrutura disponível pela Universidade de Taubaté.
    Caso se interesse, entre em contato conosco pelo telefone: (12) 3625-4110.
    Será uma grande satisfação recebê-lo!

  8. Vinícius Gaio

    Queria saber a diferença entre a Engenharia Mecatrônica e a Engenharia Mecânica (sem enfase em mecatrônica), por exemplo, em relação ao salário, a facilidade de encontrar emprego, e o curso em si.

  9. vivian

    Olá, Vinicius!

    Se você quiser, pode conhecer o Departamento de Engenharia Mecânica, no Projeto “Aluno UNITAU por um dia”. Ligue no 12 3625-4110 ou solicite a visita pelo e-mail vest@unitau.br 🙂

  10. Eduardo César

    Olá. Tenho muita curiosidade por Engenharia Mecânica. Gostaria de saber o seguinte: se POTÊNCIA é a “capacidade de um motor para produzir movimento”, e TORQUE é a “força com que esse motor trabalha”, por que não existe uma fórmula exata para calcular a potência de um motor, apenas com base no seu torque máximo e no seu giro.

  11. vivian

    Olá, Eduardo!

    Se você quiser conhecer o Campus das Engenharias da UNITAU, ligue no (12) 3625-4110 e agende sua visita. No Campus da JUTA, nossos professores poderão tirar suas dúvidas 😉

  12. Ana Carolina

    queria saber mais especifico a diferenca entre engenharia mecanica e mecatronica,pois gosto muito de mecatronica e ja fiz 2 periodos,mais o curso de mecanica esta mais em conta e pensei me especializar depois,compensa mais? obrigada.

  13. Vestibular unitau

    Olá, Ana Carolina!

    Caso você queira conhecer melhor os cursos de engenharia, pode ligar no (12) 3625-4110, do Vestibular UNITAU, para agendar uma visita ao Campus da JUTA – onde estão os cursos de engenharia da UNITAU. 🙂

  14. Rafael

    Engenharia mecatronica é rara nas universidades estrangeiras? É porque sempre quando procuro sobre engenharia mecatronica na Alemanha, Portugal, EUA, etc só aparece engenharia mecanica e nao mecatronica…

  15. Augusto

    Gostaria de saber quais universidades têm mecatrônica

  16. Raí

    Gostaria de saber qual destas duas engenharias mexe mais com carros

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *