Tabela periódica ganha dois novos elementos

          A tabela periódica ficou maior. Dois elementos foram oficialmente aceitos depois de três anos de revisão pelas Uniões Internacionais de Química Pura e Aplicada (Iupac) e de Física Pura e Aplicada (Iupap): o Ununquádio e o Ununhéxio. Os nomes ainda são provisórios e fazem referência a seus números atômicos (114 e 116, respectivamente).

          Os novos integrantes foram criados nos laboratórios de Dubna, na Rússia, e de Lawrence Livermore, nos EUA, e não existem na natureza – assim como qualquer elemento com o número atômico superior a 94. Os dois são metais muito pesados, radioativos e instáveis que se dividem em fração de segundos.

          Com o Ununquádio e o Ununhéxio será possível a criação de novos materiais. “Os dois novos elementos são sintéticos e podem servir para pesquisas sobre radioatividade”, explica a Profa. Dra. Kátia Richetto, coordenadora do laboratório de Química do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Taubaté (UNITAU).

          O tema, além de chamar a atenção da comunidade acadêmica internacional, poderá cair nos vestibulares. Para entender melhor os dois componentes, a Profa. Kátia aconselha que os alunos se atualizem, frequentemente, buscando novas informações pela internet, por exemplo. “Existe sim a possibilidade de o assunto cair no vestibular”, afirma a professora.

    

*Por Pierre Cruz

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *