O que faz um Engenheiro Ambiental?

            Se você ainda está em dúvida e não sabe ao certo o que faz um profissional da área, fique atento às nossas dicas! A Engenharia Ambiental já é uma das carreiras mais promissoras e requisitadas do momento.

            Dentre as diversas funções, o engenheiro ambiental é o profissional que trabalha em busca do desenvolvimento sustentável, cria novas estratégias para diminuir o impacto ambiental, desenvolve estudos de meios e processo de reutilização de resíduos, executa projetos de recuperação de áreas degradadas ou poluídas, além de avaliar as diversas fontes de energia, zelando pela qualidade do meio e dos recursos naturais.

            A entrada de alunos recém-formados no mercado de trabalho é promissora, pois a área está em constante crescimento. O profissional pode executar tarefas em indústrias de base, empresas de consultoria, organizações e órgãos públicos: setores que estão buscando cada vez mais profissionais para auxiliar as empresas a se adequar às normas ambientais. A presença do Engenheiro Ambiental auxilia também na fiscalização de projetos, contribuindo com o desenvolvimento econômico sustentável do planeta e com o controle da poluição.

NA UNITAU

            O aluno que cursa Engenharia Ambiental e Sanitária na UNITAU  será bacharel em sua profissão e irá adquirir, por meio de aulas teóricas e práticas, o conhecimento referente aos processos que levam à degradação do meio ambiente, sendo também estimulado a apresentar estratégias técnicas viáveis para solucionar problemas.

            O curso, com duração de cinco anos, busca despertar no aluno a capacidade de analisar e entender o meio ambiente como um todo, adquirindo uma visão ampla que lhe permita verificar os efeitos de causa e conseqüência em todo o meio.

            Hoje, profissionais da área de engenharia ambiental são cada vez mais procurados. Por isso, para o Prof. Ms. Sergio Luiz Lousada é necessário o investimento na formação de profissionais com qualidade. “Se pensarmos nas carreiras que são fundamentais [no século XXI], a engenharia ambiental, com certeza, é uma delas”, explica.

*Por Camila Dezze

Autor /


1 comentário

  1. Eliezio Epitacio Lopes da Silva

    Gostaria de um dia ainda ver todas as empresas da linha de produção adaptar todos os processos para se melhorar as condiçoes de trabalho para o homem

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *