Pesquisas universitárias: a rica complementação do curso

Os alunos de agronomia da UNITAU têm a opção de realizar, juntamente com os professores, projetos de pesquisa para complementar o curso e vivenciar um pouquinho mais da área em que irão atuar. Entre as áreas disponíveis para a realização de pesquisas está o Centro de Estudos Apícola (CEA), o Laboratório de Análise de Solos, de Plantas e de Sementes e o Projeto Natureza e Criança, entre outros.
No CEA, atualmente, cerca de 15 alunos participam de pesquisas sobre o comportamento e o produto gerado pelas abelhas. O estudante Felipe Galdino Ribeiro de Magalhães, do 4º ano de Agronomia, realiza pesquisas pelo CEA, entre elas, uma realizada durante o Projeto de Desenvolvimento da Apicultura no Município de Monteiro Lobato. “Adquirir conhecimentos na área de apicultura me abriu muitas portas, mudou totalmente o meu conceito na parte técnica da área”.
Em Monteiro Lobato, Felipe e outros estudantes chegaram a realizar um modelo sustentável de apicultura, que foi pioneiro e conquistou o 11º Concurso Universidade Solidária – Banco Real. Este modelo deve ser aplicado também em outras cidades do Vale. A coordenadora do CEA, Profa. Dra. Lídia Maria Ruv Carelli Barreto, destaca a importância de atividades como estas no aprendizado dos estudantes: “O Centro de Estudos proporciona aos alunos criar uma relação mais estreita com a futura profissão e ter uma oportunidade de estabelecer um contato interdisciplinar, pois não são apenas os alunos da agronomia que se interessam e participam do CEA”.

Outra importante pesquisa desenvolvida, atualmente, é da aluna Lisa Gomes Alvarelli, do 2° ano de Biologia, que está realizando uma pesquisa sobre a qualidade do pólen na cidade de Canavieiras, na Bahia.  A estudante, que tem bolsa PIC (Programa de Iniciação Científica) teve apoio para realizar sua pesquisa na própria cidade de Canavieiras e a amostragem coletada lá é enviada para vários lugares do país. 
 
Análise de solos, plantas e sementes

No Laboratório, localizado no Departamento de Agronomia da UNITAU, os alunos realizam diversas análises, químicas e físicas, em que são caracterizados os tipos de solos, a germinação, o vigor e a sanidade das sementes e plantas cujos resultados obtidos são utilizados para atender às necessidades de produtores rurais da região. “O laboratório é um ambiente em que o aluno tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos que ele adquire na sala de aula”, ressalta o Prof. Dr. Júlio César Raposo de Almeida.

Se você quer conhecer mais sobre o curso de Agronomia da UNITAU, acesse: http://www.unitau.br/cursos/graduacao/biociencias/agronomia

*Por Rebeca Caballero

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *