O que faz um Engenheiro Agrônomo?

Tem vontade de cuidar de plantio ou da criação de rebanhos, organizar e acompanhar o preparo e o cultivo do solo, combate a pragas e doenças e a distribuição da safra? Seu futuro é ser um agrônomo.

O Engenheiro Agrônomo é quem planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, cuida da alimentação, da reprodução e do abate de animais, além de gerenciar o armazenamento, a industrialização e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.

A agronomia é a ciência e a técnica utilizada para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, de rebanhos e de produtos agroindustriais. O profissional de agronomia faz parte de praticamente todo o processo do agronegócio.

Devido à forte expansão da agropecuária no país, o mercado de trabalho proporciona boas condições ao agrônomo. A maior parte dos produtos agrícolas é destinada ao comércio exterior, a busca pela qualidade desses produtos se torna algo essencial, sendo justamente uma das tarefas do agrônomo.

Na UNITAU

O aluno do curso de Agronomia da UNITAU se forma como Engenheiro Agrônomo, podendo atuar nas mais diversas vertentes, desde paisagismo até meteorologia ou como pequeno produtor. Entre as disciplinas estudadas no curso da UNITAU, existe a Agrometeorologia, que estuda as questões do tempo relacionadas à agronomia, a Fruticultura, responsável pelo estudo sobre o cultivo de frutas, e a disciplina de Manejo e Conservação do solo, que é uma disciplina relacionada aos tipos de solo e aos modos de utilização desses tipos.

Para a Chefe do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade, Profa. Dra. Adriana Mascarette Labinas, os estudantes do curso saem para o mercado de trabalho bem preparados para participar de todo o processo do agronegócio. “O aluno da UNITAU pode participar de todo o processo, pois tem, na Universidade, aulas teóricas e práticas que o preparam e pode envolver-se em projetos e em pesquisas na área, o que agrega o diferencial que o mercado busca”. De acordo com a professora, o Engenheiro Agrônomo é um profissional completo e é disso que o mercado de trabalho precisa atualmente.

*Por Rebeca Caballero e Patrícia Vilhena

Autor /


15 Comentários

  1. Andressa Chalupa

    Adorei saber sobre a profissão de engenheiro agonomo,e tambem quais as suas especialidades no mercado de trabalho.

  2. COPESA

    Olá, Vanessa.

    Você se inscreveu para o curso de Agronomia?
    =)

  3. alisson

    eu gostei muito de saber um pouco mais da minha proficao no futuro muito obg !

  4. gleiciele

    Gostei muito de saber mais sobre o que faz um Engenheiro Agronomo…acho que acertei na minha escolha..

  5. Monica

    adorei com certeza vou me forma e engenheira agronomo

  6. vivian

    Que bacana Gleiciele! ;D

  7. vivian

    Que bacana, Monica! ;D

  8. Agnaldo

    el gostei muito dessa informação, sempre quis ser um engenheiro agrônomo é mi simto muito motivado agora

  9. Angelica

    Adorei amo eu to estudando e gosto muito de agrônomia me motivo muito mais agora muito o brigado. :*

  10. Marcelo Fernandes

    Minha futura profissão … Ano q vem Faculdade de Agrônomia. Se Deus quiser na Federal UFMT 😉

  11. andre

    Adorei acho que vou ser um >>>

  12. maria natalia moura

    eu que mais fazer e no futuro ser uma emgenheira agronoma

  13. vivian

    Apoiado, Davi!

    Se você ainda não está matriculado no curso de Agronomia, ainda dá tempo! A UNITAU está com processo de matrícula, para vagas remanescentes abertas. Para mais informações, visite o nosso site ou ligue no (12) 3625-4159, do Setor de Matrículas da UNITAU.

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *