Natureza enriquece aprendizado de futuros biólogos

     Acordar cedo, pegar a estrada e ir ao encontro da natureza da Mata Atlântica em uma área de mais de um milhão de metros quadrados. Esta poderia ser apenas mais uma aventura com os amigos, mas para os alunos do curso de Ciências Biológicas da UNITAU é o começo de um rico final de semana repleto de aulas práticas em meio à natureza.

     No município de Monteiro Lobato, os futuros biólogos aumentam, todos os anos, o conhecimento, tiram dúvidas e tem o contato com a profissão. A todo o momento, os alunos estão acompanhados de instrutores, entre professores e convidados, especializados em cada atividade para auxiliá-los.

     A atividade começa com uma caminhada em meio à natureza para observar o canto dos pássaros típicos da região. Com o auxílio de um aparelho que possibilita reproduzir o canto das aves, os estudantes conseguem atraí-las, pois ao ouvir o som de “outros pássaros”, elas se aproximam para proteger o próprio território.

     Outra oportunidade durante a caminhada é a de recolher espécies diferentes de plantas para que os alunos possam guardá-las e utilizá-las para consultas em futuras pesquisas.

     Durante a aula de botânica, os estudantes também aproveitam para analisar as espécies existentes na grama do local. Depois, voltam mais uma vez para a mata para observar e coletar mais materiais.

     A grande vontade de aprender também impulsiona alguns estudantes a entrar na água de um rio que corta a região e, dessa forma, proporcionar mais uma aula prática diferente. Para monitorar a área de biodiversidade do rio, os estudantes vão para a água coletar amostras do local e, com isso, analisar as espécies encontradas.

     Acha que acabou? Não, à noite os alunos também participam de atividades com morcegos e, depois, voltam para a mata para conhecer a diversidade dos anfíbios e anuros da região.

     Confira algumas fotos da viagem:

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *