Curso de Geografia da UNITAU desenvolve projetos extracurriculares

         O projeto “Caminhos do Ouro” faz uma releitura da antiga rota da trilha do ouro, entre Taubaté e Paraty. A equipe parte de Taubaté, neste mês, com a intenção de explorar e realizar o reconhecimento da paisagem, para identificação de características geográficas, produção de mapas e de outros instrumentos de localização geográfica, passando primeiro por Lagoinha e Cunha até a fronteira de Paraty.
 
            O produto final desse projeto, que está programado para terminar em 2012, será composto de material didático para ser distribuído em escolas municipais e de um vídeo documental. Os alunos interessados em fazer parte de um projeto e desenvolver o interesse pela pesquisa podem participar.
 
            “Laboratório de análise de solos”, projeto que se renova a cada ano, existe desde 1988. Está direcionado à prestação de serviços a produtores rurais com o objetivo de proporcionar um maior conhecimento do tipo de solo com o qual trabalham. São analisados os níveis de PH, enxofre, sódio e alumínio, descobrindo a adubação mais adequada, e conseqüentemente melhorar a produção. Abrange também o estudo de sementes, testando a germinação do solo, e de plantas revelando a necessidade do tipo de nutrientes que necessita e em qual quantidade.
 
            O destaque do programa dá-se ao controle de qualidade rigoroso, resultando em análises confiáveis para    quem utiliza o serviço. O prof. Julio César Raposo de Almeida, coordenador do projeto, relatou também sobre a importância da participação dos alunos em projetos de extensão para familiarização com os equipamentos e instrumentos. “É fundamental para sedimentar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, assim transformando a informação em conhecimento”, afirma.
 
*Por: Camila Dezze | Colaboração: Pierre Cruz

Tags:    

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *