Geógrafo: o que faz este profissional?

Antigamente, o destino dos futuros geógrafos que cursavam licenciatura eram as salas de aula. Hoje, com o bacharelado, os alunos podem atuar em diversas áreas, entre elas o planejamento agrícola e urbano, que desenvolve estratégias de ocupação com o mínimo de impacto; a área de Geografia humana, que estuda questões sociais, econômicas e políticas; e na área da Cartografia digital, na qual o profissional elabora mapas com base em imagens captadas por satélites.

O profissional, que busca uma vaga no mercado de trabalho, possui grandes chances, tanto para quem faz licenciatura, podendo trabalhar em escolas de Ensino Fundamental e Médio, quanto para quem opta pelo bacharelado, exercendo sua profissão em Prefeituras, Órgãos Públicos e empresas privadas de consultoria.

 

NA UNITAU

Classificado pela Revista Veja como um dos 10 melhores de todo o país, o curso de Geografia da UNITAU oferece, por exemplo, atividades práticas como pesquisas de campo em núcleos de interesse ecológico. Além disso, os estudantes participam de estudos promovidos pela Universidade ou em parceria com importantes organizações de pesquisa do País, como o IBGE e o INPE, desde o primeiro ano de graduação.

Com quatro anos de duração, o curso , obteve nota 4,0 na última edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e oferece em sua grade disciplinas como Atividades Acadêmico Científico culturais, Estatística, Planejamento, entre outras.

Os alunos têm a possibilidade de participar, também, do Encontro Regional de Geografia, promovido pelos próprios estudantes da UNITAU, e que reuni professores, pesquisadores e estudantes de todo o país. Além disso, eles podem participar de Grupos de Pesquisa desenvolvendo estudos de campo sobre temas como o aborto e as eleições. E ainda fazer parte do projeto Observação e Reconhecimento da Paisagem, onde visitam diferentes biomas e têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em áreas como recursos hídricos e impactos ambientais.

 

*Por Camila Dezze

 

Autor /


2 Comentários

  1. D.A.

    Correção: o Encontro Regional de Geografia, é feito pelos alunos do curso e não pela UNITAU, como foi informado. Contamos, claro, com a cooperação da Universidade para a relização do ERGTAU 2012 que os alunos já começaram a organizar.

  2. denise

    Correção feita! Obrigada pela dica! ;D

Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *