Extensão e Graduação: assuntos que devem andar juntos

A melhor forma de se fazer um curso de graduação é ter em mente as vantagens que as atividades de extensão oferecem em parceria com as aulas e os grupos de pesquisa.

Por isso, o Departamento de Educação Física da UNITAU, proporciona aos alunos projetos de extensão, que tem como objetivo desenvolver exercícios práticos e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Atualmente, existem os projetos “Idoso em Ação”, “Avaliação Física nas Escolas” e “Esportivo UNITAU”.

O “Idoso em Ação” é destinado às pessoas acima de 50 anos e oferece modalidades de ginástica, de alongamento, de musculação, de dança de salão e de voleibol e tem como foco a prática da atividade física como promoção de saúde e, principalmente, como forma de prevenção de doenças. Por meio do projeto, os alunos interagem com a comunidade e iniciam o contato real com a profissão.

Segundo o Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida, coordenador do projeto, os alunos participam de todo o processo de elaboração e desenvolvimento do “Idoso em Ação”. “É necessária uma avaliação física, depois são preparadas atividades adequadas à idade e aos problemas que cada idoso possui e, em seguida, há a realização das atividades e os nossos alunos auxiliam em todo esse processo”, explica o coordenador.

 

Mais oportunidades

Além do “Idoso em Ação”, os estudantes do curso de Educação Física da UNITAU podem participar do processo de desenvolvimento de outros projetos, voltados às crianças e aos adolescentes, por exemplo. No “Avaliação Física nas Escolas”, as atividades são desenvolvidas com jovens do último ano do Ensino Médio da região e, por meio de palestras, apresentam os riscos que a prática equivocada de anabolizantes traz, entre outros temas.

Já no projeto “Esportivo UNITAU” crianças e adolescentes de 10 a 15 anos da comunidade de Taubaté que participam de atividades como futebol, futsal, natação e ginástica artística.

A participação em atividades como estas trazem aos universitários a possibilidade de praticar seus aprendizados, buscando se aproximar ao máximo do mundo em que irão trabalhar. E, com essa experiência, os futuros educadores físicos entram no mercado de trabalho com um grande diferencial perante os demais concorrentes.

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *