Curso da Semana: Arquitetura

            Você sabe o que faz um profissional de Arquitetura? Nesta semana, nós vamos falar um pouco sobre a área para você ver se esta é a carreira que combina com você.

            O arquiteto precisa saber desenhar bem, mas não é somente isso que define um bom profissional. Ter noção de espaço também é importante, uma vez que o arquiteto é quem explora e organiza o ambiente de forma harmoniosa.

            Este profissional realiza atividades que dizem respeito a edificações, a conjuntos arquitetônicos e a monumentos, à arquitetura paisagística e de interiores, ao planejamento físico, local, urbano, territorial e a serviços afins. A abrangência do curso possibilita que o profissional trabalhe até mesmo com o design de carros, pois o estudante aprende, por exemplo, a desenhar os compartimentos de um veículo.

            Na UNITAU – Com 33 anos de tradição, o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNITAU é um dos três em período integral oferecidos no Estado e tem duas mil horas a mais do que é exigido pelo Ministério da Educação (MEC).

Departamento de Arquitetura na UNITAU

             

            A relação entre professor e aluno na UNITAU é bem estreita, com uma média de um professor para cada dez alunos. “O curso tem um preço muito bom e o serviço é de qualidade”, conta o Prof. Ms. Luiz Roberto Mazzeo Machado, coordenador do curso e chefe do Departamento de Arquitetura.

            Todos os anos, um tema diferente é tratado no curso. Em 2011, o tema será a sustentabilidade e os alunos vão aprender a relação entre casa, bairro e cidade de acordo com cada série. Os estudantes do primeiro ano estudam o espaço, enquanto os do segundo, a organização do espaço. Já os alunos da terceira série trabalham com as possibilidades de construção e de edificação, e os da quarta, com a realização de atividades profissionalizantes, das quais já possuem conhecimento necessário. Todos os trabalhos são realizados em grupo e envolvem as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé. Apenas os alunos do último ano não participam dessas atividades por estarem ocupados com o trabalho de conclusão de curso.

 

*Por Pierre Cruz

Tags:     , , ,

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *