Universitários contribuem para a preservação da tradição e da cultura dos figureiros de Taubaté

Alunos dos cursos de História, de Geografia, de Letras, de Serviço Social, de Arquitetura e de Jornalismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) estão contribuindo para a preservação e valorização da cultura dos figureiros de Taubaté, uma das mais importantes e tradicionais do Vale do Paraíba. Por meio de técnicas ligadas à história oral, o projeto realiza, desde 2002, um trabalho de registro, em áudio, vídeo e também por escrito, das memórias dos figureiros da cidade.

“Muitas pessoas desconhecem a cultura de Taubaté e esse projeto oferece a oportunidade de conhecer e de contribuir para a preservação de uma das manifestações culturais mais antigas do município”, afirma Alexandre Azeredo, aluno do 4º ano de História, que há três anos participa do projeto.

O principal objetivo do grupo é transformar todo o material coletado em um catálogo, que servirá como espaço para registro das peças e também da história e das técnicas empregadas pelos artesãos. “Esse catálogo visa contribuir para o fortalecimento da associação dos figureiros e para a preservação deste que é um importante patrimônio imaterial da região”, explica o Prof. Ms. Armindo Boll, coordenador do projeto.

Para a confecção do catálogo, o projeto busca firmar parcerias com empresas da região. Segundo o professor, a ideia é distribuir cópias do material na Casa do Figureiro e nos principais veículos de comunicação da região. “O catálogo serviria como instrumento de divulgação para os figureiros e como fonte para os veículos de comunicação desenvolverem reportagens sobre a arte figurativa regional”, afirma o coordenador.

As atividades do projeto são realizadas com o apoio do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade.

(Por Ana Paula Alves)


Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *