Cenas da Vida Universitária: estudantes transformam Jogos Regionais em campo de pesquisa e de atuação profissional

Maior evento esportivo do Vale do Paraíba, os Jogos Regionais vão além das disputas dentro de campo. A competição é, também, uma oportunidade para os universitários colocarem em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

De olho na performance dos atletas, cerca de 30 alunos do curso de Educação Física da UNITAU coletam dados sobre o condicionamento físico dos esportistas com o objetivo de identificar o nível de desgaste após as disputas de modalidades como vôlei, futsal, handebol, basquetebol, futebol de campo e atletismo.

A pesquisa, realizada pelo Comitê de Pesquisa Esportiva da UNITAU, que além dos estudantes conta com cinco professores, aponta, com apenas uma gota de sangue, o impacto do exercício realizado durante a partida – o resultado é aferido por meio de um exame chamado lactato sanguíneo.  “Com essa substância, chamada lactato, misturada ao sangue do atleta, podemos saber, por meio de um efeito de reação, qual o nível de desgaste físico do esportista em tempo real”, afirma o Prof. Dr. Renato Almeida, que integra o comitê.

Além da avaliação sanguínea, o grupo fará a verificação dos batimentos cardíacos dos participantes da competição, com uso de frequencímetros, e dos níveis de fadiga e de hidratação. “A quantidade de líquido no corpo interfere diretamente no desempenho dos esportistas e por isso merece uma atenção especial”, afirma o professor.  Serão avaliados, também, as características físicas e os aspectos nutricionais de cada jogador. “Todos esses dados serão cruzados para se obter, com maior profundidade, o nível de rendimento dos esportistas nas provas”, ressalta.

Todas as informações coletadas durante os Jogos Regionais serão catalogadas e poderão servir de base para outras pesquisas na área esportiva.

EM TEMPO REAL – A coleta de dados em tempo real também é o enfoque de cerca de 70 alunos do curso de Jornalismo da Universidade . Eles participam da cobertura dos Jogos desenvolvendo reportagens sobre o evento e prestando auxilio no atendimento à imprensa.

Para a realização das atividades, os estudantes foram divididos em dois grupos. Uma equipe, composta por oito alunos, atua na Sala de Imprensa oficial dos jogos, sediada no prédio do Departamento de Economia, Ciências Contábeis e Administração (ECA) da UNITAU. Sob a coordenação de profissionais da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Taubaté e do Departamento de Comunicação Social da Universidade, os estudantes auxiliam no atendimento à imprensa e na divulgação dos resultados dos principais jogos da competição.  “Estou tento a oportunidade de trabalhar numa forte área do jornalismo, que é a assessoria de imprensa, e de aprender na pratica como um bom relacionamento com a imprensa é importante. A partir daqui, estarei mais preparada para procurar um emprego ou mesmo um estágio na área”, conta a aluna do 2º ano de Jornalismo Stefanie Gomes de Oliveira.

Já o segundo grupo de estudantes, composto por 58 alunos, realiza a cobertura dos jogos e produz reportagens que serão publicadas no site oficial do evento e no blog http://www.jogosregionaisemtaubate.blogspot.com, criado especialmente para a cobertura do evento. “O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos a experiência de trabalhar na cobertura de grandes eventos. Em anos anteriores, eles tiveram a oportunidade de cobrir as eleições e, desta vez, vivenciarão a cobertura de um evento esportivo”, explica a Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveira, responsável pela edição das reportagens dos alunos.

 

Autor /


Poste seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *